22°
Máx
16°
Min

Encontro debate assuntos para construção de ‘Plano Decenal’

Foto: Assessoria de imprensa - Encontro debate assuntos para construção de ‘Plano Decenal’
Foto: Assessoria de imprensa

Aproximadamente 600 pessoas, entre gestores e técnicos das prefeituras, além de usuários da assistência social, participaram do primeiro dia do evento, nesta quinta-feira (14), no Hotel Golden Park Internacional de Foz do Iguaçu, que contou ainda com presença do presidente do Congemas, José Rodrigues Rocha Júnior, o prefeito municipal de Foz do Iguaçu, Reni Pereira e outras autoridades.

O encontro reúne representantes dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e tem como tema o “Plano Decenal – Concretizando o Pacto Federativo”.

O prefeito Reni Pereira e a secretária municipal de assistência social, Herine Arguello, a secretária nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Ieda Castro, o presidente do Colegiado Estadual dos Gestores Municipais de Assistência Social do Paraná, José Roberto Zanchi também estiveram presentes na solenidade.

O Congemas realizado nesta quinta e sexta-feira (14 e 15) fecha a rodada de discussão dos desafios de cada região do país para a construção do Plano Decenal, válido para dez anos.

O prefeito Reni Pereira deu às boas vindas a todos os participantes do evento.

“É uma alegria estarmos sediando este evento em nossa cidade, uma oportunidade muito importante de traçarmos objetivos para os próximos dez anos na área de Assistência Social e, também, de compartilharmos experiências de cada município”, destacou.

Segundo José Rodrigues, construir uma política pública em um país como o Brasil é um desafio, não só por sua extensão territorial, mas por suas especificidades regionais. Por isso, é fundamental a realização dos encontros que já reuniu milhares de pessoas pelo país.

“O Congemas segue sua tradição, iniciada em 1995, de construir a interlocução entre Municípios e a Política de Assistência Social e realiza encontros regionais para discutir e construir a universalidade do SUAS. Desse modo, atendemos as especificidades das regiões fortalecendo a capacidade institucional dos entes federados e aprimorando o pacto federativo”, disse.

Ieda proferiu o primeiro painel do encontro sobre a "Concepção e avaliação do Plano Decenal e o processo de construção do Plano Decenal". Além deste, foram realizados outros dois painéis, sendo “O Plano Decenal e as diversidades estaduais e regional” e o “Pacto de aprimoramento no contexto do Plano Decenal”.

O segundo painel foi proferido pela assessora da Secretaria Nacional de Assistência Social do MDS, Juliana Fernandes Pereira, enquanto o último foi realizado pela professora doutora da Universidade Estadual de Londrina (UEL/PR), Maria Luiza do Amaral Rizzoti (UEL/PR).

Conforme a programação, haverá, nesta sexta-feira (15), realização de cinco minicursos e cinco grupos de trabalho sobre os assuntos relacionados à construção do Plano Decenal.

Além do Encontro Regional do Sul, já foram realizados os Encontros no Centro-Oeste, Sudeste, Norte e Nordeste. Todos antecedem a realização do 18º Encontro Nacional, que ocorrerá em Brasília nos dias 23 a 25 de maio.

Colaboração: Assessoria de imprensa