22°
Máx
17°
Min

Enfermeira grávida aplicou insulina no lugar de vacinas em Maringá, inclusive nela mesma

(Foto: Prefeitura de Maringá) - Enfermeira grávida aplicou insulina no lugar de vacinas, inclusive nela mesma
(Foto: Prefeitura de Maringá)

Uma enfermeira foi a responsável pela aplicação de doses de insulina em funcionários do Hospital Municipal de Maringá, nesta quinta-feira (28), pensando se tratar de vacinas contra a gripe. A informação foi divulgada pelo secretário municipal de Saúde, Ênio Molina, que também comunicou o afastamento da servidora.

A mulher está grávida e chegou a ministrar a dose de insulina nela mesma. Os funcionários participavam da campanha nacional de vacinação contra a gripe, pois fazem parte de um dos grupos de risco devido ao contato com pacientes. Os frascos de insulina e vacina contra a gripe se parecem, com tamanhos e cores semelhantes.

O secretário Ênio Molina informou que um procedimento administrativo será aberto para apurar a responsabilidade do episódio. O uso de insulina em pessoas que não têm diabetes causa hipoglicemia, por isso, os funcionários do Hospital Municipal tomaram doses de açúcar para regularização do organismo.

Dos cem profissionais do turno, 50% receberam a vacina, mas apenas parte deles apresentou problemas, em nenhum dos casos com gravidade.

Colaboração Willian Souza da Rede Massa