20°
Máx
14°
Min

Entenda como a oratória pode melhorar as relações pessoais e profissionais

Foto: Divulgação - Entenda como a oratória pode melhorar as relações pessoais e profissionais
Foto: Divulgação

Imagine-se nas seguintes situações: você está em um palco e precisa palestrar para uma plateia lotada; seu chefe te convoca para uma reunião para que você explique um projeto para todos os membros da empresa; um casal de amigos pede que você leia uma mensagem na festa de casamento. 

Acha que se sairia bem ou já tremeu na base só de pensar em falar em público?! A maioria das pessoas passa dificuldade em momentos como esses. Diego Knebel, master coach da Kasulo de Desenvolvimento Humano, explica que esse “bloqueio” tem a ver a com falta de gerenciamento das emoções: 

“Muitas vezes você descobre que lá no passado, essa pessoa teve algum tipo de situação muito constrangedora. Pode ser lá nas séries iniciais da escola, onde ela se expôs em público e houve algum constrangimento. Ela acaba carregando isso, achando que vai acontecer sempre e na verdade não vai!”

A saída para fugir dessa insegurança pode estar em um curso de oratória, com técnicas que estimulam a autoconfiança e melhoram a forma de expressão. “As pessoas precisam começar a acreditar que o que elas têm para dizer é importante. 

Todo mundo possui um conhecimento único, por mais que muitos não acreditem nisso. Então, com o desenvolvimento da autoconfiança e da autoestima, as pessoas passam a querer mostrar suas ideias e contribuir para sua própria vida e para a sociedade como um todo”, explica Knebel.

E se engana quem pensa que aprender a se expressar melhor tem a ver apenas com a fala. Um curso de oratória envolve, principalmente, ensinamentos sobre a comunicação não verbal como a cor da roupa, postura, gesticulação e técnicas de entonação da voz. 

“Não é preciso ficar tão preocupado em escolher as palavras. Isso, claro, precisa ser levado em conta, mas é mais fácil de adequar com o tempo. O mais importante em um orador são as questões comportamentais, a espontaneidade, a forma como a pessoa cativa e consegue se conectar emocionalmente com a plateia”, destaca o coach.

Quem está em busca desse aperfeiçoamento tem uma oportunidade! Nos dias 11, 13, 15, 19 e 21 de julho um curso de oratória vai ser ministrado pelo master coach Diego Knebel, no Cais Coworking, em Cascavel, sempre das 19 às 23 horas. Durante os encontros, os participantes vão aprender a “vender” melhor suas ideias. 

“Estamos sempre influenciando e sendo influenciados, seja na família, na escola ou no trabalho. Então, quanto mais você consegue entender técnicas de comunicação, mais vai estabelecer uma comunicação harmoniosa, mais vai consegue abrir portas”, detalha o profissional responsável pelo curso, que é indicado para pessoas a partir de 16 anos. 

O investimento é de R$ 480,00, pode ser parcelado em 2 vezes e serão disponibilizadas 20 vagas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (45) 3037-5647.

Sobre Diego Knebel

Diego Knebel é campeão paranaense de oratória pela JCI (Junior Chamber International). Instrutor e palestrante nas áreas de comunicação, comportamento e liderança. É master coach formado e certificado pela Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAC) e IAC (International Association of Coaching). Graduado em Administração e pós-graduado em Recursos Humanos. É sócio-diretor da Kasulo Desenvolvimento Humano.

Colaboração: Contelle Assessoria