21°
Máx
17°
Min

Espécie vulnerável ‘veado-mão-curta’ é registrada no Parque Nacional

Algumas espécies classificadas como ‘vulneráveis’ pela União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês) podem ser encontradas no Parque Nacional do Iguaçu, em Céu Azul.

Uma delas é o veado-mão-curta (Mazama nana), registrado em vídeo pelas câmeras de monitoramento instaladas pelo projeto “Mamíferos como indicadores da saúde do ecossistema Floresta com Araucárias”, apoiado pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e desenvolvido pelo Instituto Neotropical Pesquisa e Conservação.

O veado-mão-curta pesa no máximo 15 Kg, sendo a menor espécie do gênero Mazama. Até o momento, foram realizados poucos estudos acerca do habitat e comportamento da espécie. 

Sua presença no parque configura-se como oportunidade para suprir as lacunas de conhecimento e propor medidas de manejo eficazes para sua conservação.

“Provavelmente o Parque Nacional do Iguaçu mantenha a maior população dessa espécie em todo o país. Na região Oeste do Paraná, e no Paraná como um todo, embora diversos fragmentos florestais possam abrigar a espécie, a caça ilegal tem levado ao seu declínio e mesmo ao desaparecimento de diversas áreas”, afirma Carlos Rodrigo Brocardo, pesquisador associado do Instituto Neotropical Pesquisa e Conservação.

Colaboração: Assessoria de imprensa