21°
Máx
17°
Min

Esquadrilha da Fumaça fará demonstração nesta quinta-feira

Esquadrilha da Fumaça fará demonstração nesta quinta-feira

O Esquadrão de Demonstração Aérea da FAB (Força Aérea Brasileira), conhecido por Esquadrilha da Fumaça, volta a Cascavel nesta semana. A demonstração, gratuita, será pontualmente às 15h30 desta quinta-feira (26), feriado, no Autódromo de Cascavel. A demonstração tem duração de 35 minutos e conta com cerca de 50 acrobacias.

Neste ano, a esquadrilha apresenta um diferencial nos aviões. Anteriormente, de 1983 a 2013, eram utilizados os aviões modelo EMB-312 T-27 Tucano. A partir de 2013 começaram a ser implantadas aeronaves A 29 Super Tucano, um modelo caça responsável por garantir a segurança nas fronteiras do País atualmente e utilizada para instruir novos pilotos, preparando-os para missões de ataque e de interceptação de aeronaves.

O avião recebeu novidades na numeração e na pintura, que agora é mais marcante e conta com o desenho da bandeira nacional na cauda, parecendo estar tremulando com o vento.

Demonstração Aérea:

Toda apresentação conta com sete pilotos, em sete aeronaves. Cada posição de voo tem uma função específica e as manobras são realizadas com os sete aviões, e em alguns momentos com quatro, com três e com um avião, o Isolado. Um oitavo piloto fica em solo realizando a locução. As missões também podem contar com avião de apoio para o transporte de equipe e material.

Colaboração: Assessoria Prefeitura Cascavel