22°
Máx
14°
Min

Estudantes da UEL superam média nacional em teste de proficiência

(foto: Pixabay) - Estudantes da UEL superam  média nacional em teste de proficiência
(foto: Pixabay)

Estudantes de graduação e de pós-graduação da UEL conseguiram bons resultados em testes de proficiência em língua inglesa TOEFL IPT, realizados no segundo semestre de 2015, cujos resultados foram divulgados no final do mês passado pelo Núcleo Gestor do Programa Idiomas sem Fronteiras, da Secretaria de Ensino Superior, órgão ligado ao Ministério da Educação. Os resultados mostraram que grande parte dos 441 alunos da Universidade que se submeteram ao teste estão no nível intermediário, acima da média nacional e do sul do país.

A professora Telma Gimenez, que coordena a Assessoria de Relações Internacionais (ARI) da UEL, explicou que o resultado confirmou levantamento anterior, que demonstrava que os alunos se encontravam neste patamar em testes que avaliam a capacidade de ler, ouvir, falar e escrever. "É importante que os alunos se mantenham motivados a darem continuidade aos estudos", reforça a professora Telma, salientando que a fluência no idioma inglês abre oportunidades para intercâmbios e programas de mobilidade em vários países.

Dos 441 alunos que fizeram o teste, 322 obtiveram notas B1 e B2, consideradas nível intermediário. Outros 21 estudantes conseguiram alcançar o resultado C1, nota máxima. Para se ter uma dimensão comparativa, no nível B1 a UEL superou os resultados dos estudantes do sul e do país, alcançando média de aproximadamente 40% contra 32,8% (média nacional) e 34% (do sul). No B2, a UEL conseguiu 33,2% dos estudantes contra 19,3% (nacional) e 22,9% (sul). No C1, os resultados foram mais equilibrados, mas a UEL manteve boa média alcançando 4,8% do total dos estudantes, contra 4,3% (sul) e 3,1% (média nacional.)

(com Agência UEL)