27°
Máx
13°
Min

Estudo para soluções em casos de interrupção de abastecimento de água durante desastres ambientais e de riscos sociais

Fortes chuvas podem afetar o abastecimento de água para a população da área atingida (foto: Sanepar) - Estudo para evitar interrupção no abastecimento de água em situações emergenciais
Fortes chuvas podem afetar o abastecimento de água para a população da área atingida (foto: Sanepar)

Um programa de cooperação e intercâmbio científico e tecnológico vai estudar a redução de riscos de desastres ambientais no Paraná e soluções de atendimento da população com abastecimento de água em situações emergenciais, tanto no âmbito ambiental quanto na área social. Os trabalhos devem iniciar neste mês e serão coordenados pelo Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (Ceped/PR).

A investidora deste programa será a Companhia de Abastecimento do Paraná (Sanepar), que assinou um termo de cooperação técnica, científica e financeira com a Casa Militar, Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá. 

O investimento será de R$ 1,5 milhão em 36 meses de duração do programa

As soluções apontadas futuramente pelo estudo poderão auxiliar em situações como a que aconteceu em janeiro deste ano, quando fortes chuvas causaram estragos em 14 municípios paranaenses. As estações da Sanepar foram afetadas diretamente, causando a interrupção do abastecimento de água para a população nas áreas atingidas.