24°
Máx
17°
Min

Evento de economia criativa acontece na semana que vem

Foto: Divulgação - Evento de economia criativa acontece na semana que vem
Foto: Divulgação

Na próxima semana, nos dias 28, 29 e 30, Foz do Iguaçu recebe a agenda de cursos e palestras gratuitos para produtores, gestores, artistas, microempreendedores e empreendedores criativos, promovida pela Incubadora Paraná Criativo, um programa da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná - SEEC, na Sala de Exposição Antônio Cabral de Mendonça, na Fundação Cultural.

Esta realização tem como objetivo, incentivar a geração e a qualificação de artistas e produtores culturais no empreendedorismo criativo do estado. O evento, que acontece em parceria com o Ministério da Cultura, também ocorre em Cascavel nesta semana, nos dias 21, 22 e 23.

Fruto de um convênio com o Ministério da Cultura - MinC, a Incubadora faz parte da Rede Brasil Criativo, coordenada pelo MinC, e está alinhada ao Programa de Economia Criativa do Paraná e ao Plano Estadual de Cultura do Paraná - PEC-PR.

Ao todo, haverá uma palestra e três oficinas. Para participar é preciso efetuar a inscrição na Fundação Cultural, que fica na Rua Benjamin Constant 62, no Centro. Outras informações pelo telefone 3521-1309 e 3521-1513, e pelo e-mail fundacaoculturalfoz@hotmail.com.

Programação

A palestra “O Que É Economia Criativa?” será realizada no primeiro dia (28), a partir das 19h. Na ocasião, será apresentado o conceito de economia criativa sob o ponto de vista do profissional criativo e suas características, como o que o diferencia dos demais.

Também será abordado o desenvolvimento de competências, atitudes e habilidades de um líder criativo; a valorização do ser humano, seus sonhos e necessidades; a influência do ambiente sobre a criatividade; mapeamento, identificação de assumimento das competências criativas; e identificação das causas e propósitos pessoais nos empreendimentos.

No dia 29, haverá a oficina “Empreendedorismo Criativo”, dividida em duas partes, das 8h30 às 12h30 e das 14h às 17h30.

De manhã, o tema será “Aprenda os primeiros passos para transformar uma ideia em empreendimento”, e à tarde será “Faça seu primeiro plano de negócios”.

Serão abordados os seguintes assuntos: Empreendedorismo x empreendedorismo criativo; porque empreender; pratique atitude empreendedora e cultura empreendedora; Economia Criativa é o futuro; modelos de negócios criativos; e análise do Plano de Negócios com novas metodologias.

No dia 30, haverá as oficinas “Bendita Planilha: Conheça a alma financeira do seu negócio e os termos mais utilizados na área contábil”, das 8h30 às 12h30, e “Apresentação Show: Descubra as melhores técnicas e linguagens de apresentação do seu negócio para investidores”, das 13h30 às 17h30.

Colaboração: Assessoria de imprensa