27°
Máx
13°
Min

Evento discute recuperação do turismo pelos Caminhos de Peabiru

Inscrições são gratuitas, mas limitadas (Foto: Divulgação) - Evento discute recuperação do turismo pelos Caminhos de Peabiru
Inscrições são gratuitas, mas limitadas (Foto: Divulgação)

Um evento será realizado na próxima quarta-feira (6) com o objetivo de recuperar a história dos Caminhos de Peabiru e incentivar o turismo no local. As inscrições estão abertas no site do município para a participação nas palestras e visita ao museu.

No I Encontro Paranaense sobre os Caminhos de Peabiru (EPCP) serão abordados potenciais turísticos da rota transcontinental que ligava o Oceano Atlântico ao Pacífico. Ele começa às 8h com café e apresentação do projeto ‘Ressignificação dos Caminhos do Peabiru’. Em seguida, às 10h30, será ministrada a palestra ‘O Peabiru no Paraná Espanhol’, pela arqueóloga do Museu Paranaense Claudia Parellada. A conversa trata da importância do caminho nos séculos XVI e XVII, quando o atual território que abrange o Paraná pertencia à Coroa Espanhola.

Às margens deste caminho foram fundadas três cidades coloniais e 15 missões jesuíticas, todas abandonadas ou destruídas até 1632. Serão apresentadas também as pesquisas arqueológicas desenvolvidas pelo Museu Paranaense desde 1950 na região guairenha, os espaços musealizados já implantados e as ações de educação patrimonial em desenvolvimento.

A professora do curso de Turismo e Meio Ambiente em Campo Mourão, Marilene Celant, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), vai explanar sobre rotas turísticas e estudos pelos Caminhos de Peabiru. Já às 14h30, o coordenador cultural da Paraná Turismo, Hardy Guedes, vai ministrar a palestra ‘Peabiru: questionamentos e outras hipóteses’.

O encontro acontece no plenário da Câmara Municipal, com entrada gratuita, mas as inscrições são limitadas.

Colaboração Prefeitura de Peabiru e Agência Estadual de Notícias