28°
Máx
17°
Min

Evento em Vila velha abre programação da Semana Olímpica em Ponta Grossa

- Evento em Vila velha abre programação da Semana Olímpica

A nova Coleção Campos Gerais 2016, que inclui artesanatos e souvenirs gastronômicos e dos pontos turísticos da região dos Campos Gerais, será lançada neste domingo (10) no Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa. A iniciativa da Agência de Desenvolvimento do Turismo dos Campos Gerais (Adetur) em parceria do Sebrae/PR é uma das ações que marcam as comemorações da Semana Olímpica em Ponta Grossa.

A Coleção completa, incluindo as três edições, totaliza mais de 75 produtos e todos estarão expostos no evento para comercialização. Dentre eles está a cerveja Arenita, que será lançada em homenagem ao Parque Estadual de Vila Velha. “Pensamos em um produto único e com sabor diferenciado. A ‘Arenita’, estilo Kölsch, é uma cerveja alemã clara, com baixo teor alcóolico, sabor marcante de malte e tempo maior de fermentação”, diz Juliana Berton, da Cervejaria Palais.

“A intenção é divulgar e promover por meio da Coleção os principais atrativos turísticos dos Campos Gerais e trabalhar a questão mercadológica dos produtos, com a ampliação de mercado para os mesmos”, diz a consultora do Sebrae/PR, Nádia Joboji.

O projeto também oferta capacitação em embalagens, formação de preços, negociação e formalização aos participantes do projeto. A seleção de novos produtos para a Coleção acontece a cada dois anos. “A Coleção é reflexo do turismo organizado e planejado. Todos os produtos foram feitos pensando nos turistas”, comenta o presidente da Adetur Campos Gerais, Douglas Costa.

Além do lançamento da Coleção, o Sebrae/PR é parceiro da Rede Gastronômica dos Campos Gerais, que está organizando a Feira Gastronômica que também acontece no Parque Estadual de Vila Velha, neste domingo. A feira contará com a participação de food trucks para a comercialização de gastronomia com toques regionais e oito tipos de cervejas artesanais.

“Além da visibilidade, a expectativa de participar de um evento dentro do Parque Estadual de Vila Velha, que é o cartão postal de Ponta Grossa, é grande. Queremos fazer da melhor maneira possível para que este canal esteja sempre aberto”, diz a sócia-proprietária da OAK Bier, Thais Pius.

A visão é compartilhada pela sócia-proprietária da Brauerei Schultz, Edilaine Gomes. Segundo ela, a empresa também lança um produto novo dentro da Coleção Campos Gerais, que é a cerveja de trigo alemã, estilo Weiss, cujo rótulo contem a paisagem do Parque Estadual de Vila Velha. Já na Feira Gastronômica, a cervejaria que integra a Rede Gastronômica, vai comercializar dois estilos de chope, sendo um deles o Munich Helles, que é o carro-chefe da empresa. O outro, estilo Wee Heavy, é um chope escocês, escuro, com alto teor alcóolico. 

“O Sebrae/PR e ADETUR marcam presença em eventos com importância econômica para os Campos Gerais. A ocasião é importante para promover os produtos e serviços de qualidade que temos da região e que fortalece o turismo”, diz a consultora Nádia Joboji.

Entrada gratuita

Durante todo o dia o parque ficará aberto gratuitamente ao público para as atividades extras. Serão cobrados apenas os tradicionais passeios pelos atrativos naturais do parque - Arenitos, Furnas e Lagoa Dourada. No próximo dia 15, a Tocha Olímpica passará por Vila Velha, onde acontecerá a troca da chama olímpica. “Como nesse dia (15) o parque ficará fechado ao público por recomendação do Comitê Olímpico Brasileiro, resolvemos preparar um dia especial para o público, com atividades voltadas à cultura, à educação ambiental, ao esporte e ao lazer”, explica a supervisora do parque, Ângela Soares.

Colaboração Assessoria de Imprensa.