21°
Máx
17°
Min

Ex-prefeito de Corumbataí do Sul é condenado por improbidade administrativa

(Foto: Pablito Pereira/Cohapar) - Ex-prefeito é condenado por improbidade administrativa
(Foto: Pablito Pereira/Cohapar)

A Justiça da comarca de Barbosa Ferraz condenou o ex-prefeito de Corumbataí do Sul (a 51 quilômetros de Campo Mourão), Osney Picanço (gestões 2005-2008 e 2009-2012) por improbidade administrativa. Foram acatadas as acusações de irregularidades na campanha à reeleição, em 2008, feitas pelo Ministério Público.

Para incrementar sua campanha eleitoral, Picanço teria prometido a uma eleitora óculos de grau em troca do voto dela e do esposo. Ele inclusive disponibilizou um veículo do município e um funcionário, em horário do expediente, para levar a mulher até uma cidade vizinha para buscar os óculos.

Outra acusação é que o prefeito teria realizado serviços de terraplenagem irregulares em terrenos particulares, com o uso de servidores e maquinário do município.

Osney Picanço ainda é acusado de ter repassado dinheiro público a um casal de eleitores para compensar despesas particulares com a mudança para Corumbataí do Sul e também de transferir verbas irregulares para o Conselho Tutelar.

A Justiça determinou que o ex-prefeito devolva todo o suposto prejuízo aos cofres públicos e também pague uma multa de duas vezes o valor. Ainda cabe recurso por parte do acusado.

Colaboração MP-PR