21°
Máx
17°
Min

Ex-prefeito de Ponta Grossa Luiz Carlos Zuk morre aos 72 anos

Morando em Balneário Camboriú e afastado da vida política há anos, Zuk morreu na noite desta quinta-feira (Foto: Divulgação) - Ex-prefeito de Ponta Grossa Luiz Carlos Zuk morre aos 72 anos
Morando em Balneário Camboriú e afastado da vida política há anos, Zuk morreu na noite desta quinta-feira (Foto: Divulgação)

Morreu na noite desta quinta-feira (28) o político Luiz Carlos Zuk, ex-vereador, ex-prefeito e ex-deputado estadual por Ponta Grossa. Ele morava há anos em Balneário Camboriú (SC), onde morreu na noite de ontem. Ainda não há informações sobre a causa da morte. O corpo está sendo velado na capela São Francisco. Ele será cremado no Cemitério Parque Campos Gerais, mas o horário ainda não foi definido.

Carreira

Zuk nasceu em Ponta Grossa no dia 23 de maio de 1944, filho de João Lira Stanislawczuk e Mercedez Vaz. O pai, imigrante polonês nascido em Lublin em 1909, veio para o Brasil em 1917. Implantou no município de Ponta Grossa, interior do Paraná, uma das primeiras fábricas de balas e bolachas e fundou a Cerâmica Guarany, pioneira na fabricação de telhas, tijolos e goivas no Estado.

Fundou a Sociedade Polonesa Renascença, em Ponta Grossa, para o congraçamento dos descendentes poloneses da cidade e da região. Casou-se com Peggy Maria Gutmann Zuk e teve dois filhos, Luiz Carlos Zuk Filho e João Henrique Zuk. Cursou Economia e Administração na Faculdade de Ciências Econômicas, Geografia na Universidade Estadual de Ponta Grossa e Direito na Faculdade de Direito de Curitiba.

Em 1968 foi eleito vereador, reeleito em 1972, com a maior votação da história de Ponta Grossa. Elegeu-se deputado estadual em 1974 somente com os votos de Ponta Grossa, fazendo uma das maiores votações do Estado do Paraná, ficando entre os dez primeiros.

Em 1976, foi eleito prefeito de Ponta Grossa, tendo executado as seguintes obras: construção do prédio da Prefeitura e Câmara Municipal, Fórum, Quartel da Polícia Militar, ginásios de esportes, escolas, casas populares, centros sociais, extensão de rede de energia elétrica e saneamento básico, implantação do Projeto Cura, incorporação do ICPU e IBTU, ampliação da rede de telecomunicações, asfalto em ruas e estradas distritais, calçamentos poliédricos, construção do Teatro Municipal e polos Culturais, postos de saúde e módulos policiais, descentralização do Corpo de Bombeiros, entre várias outras.

Luto oficial

Em nota publicada nas redes sociais, o prefeito Marcelo Rangel informou que publicará em Diário Oficial o luto oficial de três dias pela morte de Zuk. 

"Neste momento, em que nos prostramos em luto e respeito pela passagem de nossa grande figura ilustre, ficam os nossos sentimentos de pêsames aos familiares,amigos e principalmente a esposa, Sra Peggy. Homem trabalhador e de grande carisma, Zuk nos deixou legado e ensinamentos. Seu trabalho e sua história ficarão registrados em nossa cidade, e a lembrança de seus feitos irão se manter para sempre entre nós. Cumpriu sua missão na terra e perante Deus agora está. Decreto luto oficial em Ponta Grossa com bandeiras a meio mastro em sinal de respeito e gratidão, de nossa cidade ao Sr. LUIZ CARLOS ZUK , fica com Deus."

Colaboração Assessoria Alep.