22°
Máx
14°
Min

Excesso de carga aumenta risco de acidentes nas estradas

(Foto: AEN) - Excesso de carga aumenta risco de acidentes nas estradas
(Foto: AEN)

O Detran do Paraná lança, no dia 04 de maio, a campanha "31 dias para mudar o trânsito", que faz parte das atividades do chamado Maio Amarelo, mobilização que chama atenção para a quantidade de acidentes no país. Segundo o último anuário estatístico do Detran, que compila informações das Polícias Rodoviárias Federal e Estadual, Polícia Militar e prefeituras, em 2014 foram 5.063 acidentes com vítimas envolvendo caminhões no Estado.  

São inúmeros casos que poderiam ser evitados caso houvesse uma maior consciência por parte dos condutores dos veículos. Um caminhão com excesso de carga, por exemplo, tem a eficiência dos freios reduzida pela metade. Este é um dos temas que será abordado na campanha do Detran.

“O problema é que quando o motorista precisa acionar os freios em uma situação inesperada, de forma brusca, o veículo está preparado tecnicamente para suportar o peso. Assim, além de colocar a própria vida em risco, acaba arriscando a segurança dos demais companheiros de estrada”, comenta o diretor-geral do Detran, Marcos Traad. 

Outro problema causado pelo excesso de carga é o desgaste das estradas. De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), um caminhão com 50% de excesso de carga causa 10 vezes mais danos ao pavimento do que se estivesse com o peso normal. 

Dados da Seguradora Líder, responsável pelo Seguro DPVAT, mostram que das indenizações pagas em todo Brasil, 38% envolviam pagamentos por morte de motoristas, 38% de pedestres e 24% de passageiros. 

Colaboração AEN