23°
Máx
12°
Min

Exército e Saúde encontram 59 focos de larvas durante vistorias

No total, equipes já vistoriaram quase cinco mil imóveis em busca de focos (Foto: Divulgação / Prefeitura) - Exército e Saúde encontram 59 focos de larvas durante vistorias
No total, equipes já vistoriaram quase cinco mil imóveis em busca de focos (Foto: Divulgação / Prefeitura)

A Secretaria de Saúde de Castro e o 5º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado realizaram nesta quinta-feira (18) mais uma das ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. Nas vistorias foram identificados 59 focos de larvas no Município. “Todas as larvas foram recolhidas e enviadas para a Vigilância Sanitária para análise e identificação, caso sejam confirmadas como sendo do Aedes aegypti, a Vigilância tomará as medidas necessárias, fazendo o bloqueio da área”, explica a responsável pela Divisão de Vigilância Sanitária Natalie Cotrim Zahdi. A iniciativa faz parte da parceria iniciada no último sábado (13) com o objetivo de mobilizar a população para ajudar a eliminar os criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya no município.

Larvas foram enviadas para análise e, caso seja confirmada a presença do Aedes aegypti, Vigilância Sanitária adotará novas medidas

Durante toda a quinta-feira, mais de 140 militares, acompanhados dos agentes de endemias da Secretaria de Saúde, vistoriaram imóveis de diversos bairros. Para isso, a Vigilância Sanitária realizou na última terça-feira (16) uma capacitação para todos os militares sobre identificação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti. “A capacitação foi essencial para que os militares estivessem preparados com o conhecimento necessário para executarem o trabalho realizado hoje, desde as orientações até as vistorias com qualidade”, salienta o comandante do 5º Esquadrão, major Gustavo Soter de Mariz e Miranda. 

Ao todo foram vistoriadas 4.728 imóveis, entre residências e estabelecimentos comerciais

O major Soter destaca ainda que as atividades realizadas até agora foram acima das expectativas. “O que podemos comprovar, com certeza, é que a população realmente se preparou para nos receber nas vistorias, ou seja, cortando a grama, fazendo a limpeza do quintal, recolhendo o lixo, sem dúvidas a visita de sábado mobilizou a população a abraçar essa causa”, frisa.

A responsável pela Divisão de Vigilância Sanitária, Natalie Cotrim Zahdi, relembra que o combate contra o Aedes deve ser diário. “Agradecemos a população pela colaboração, pela recepção a nossos agentes e os militares, e é importante reforçar que a ação continua nos próximos dias, cada um na sua casa, fazendo a limpeza dos seus quintais e eliminando os locais com acúmulo de água, pois a ação da população é a mais importante”, conclui.

A ação continua na próxima semana com o início das palestras ministradas nas escolas municipais para mais de quatro mil alunos. Além disso, os alunos de ensino médio da rede pública e privada também serão visitados.

Colaboração Assessoria de Imprensa.