22°
Máx
17°
Min

Exposição dedicada à doação e transplantes de órgãos inicia nesta quinta-feira

(Foto: ANPr) - Exposição sobre doação e transplantes de órgãos em Curitiba
(Foto: ANPr)

Abre nesta quinta-feira (1º), em Curitiba, a exposição que conta a história da Central Estadual de Transplantes (CET), para enfatizar a importância da doação de órgãos. A mostra será aberta às 9 horas, no hall do Palácio Iguaçu, em Curitiba, e permanece em cartaz até 10 de setembro. Durante a exposição haverá  homenagens a parceiros da campanha ‘Doação de Órgãos, Fale Sobre Isso’, que procura conscientizar sobre a importância de comunicar à família sobre seu desejo de ser um doador. Também será entregue selos de qualidade a centros transplantadores. 

Entre os homenageados estão profissionais de saúde que trabalham com transplante de órgãos, empresas apoiadoras, organizações de procura de órgãos, centros transplantadores e veículos de comunicação que auxiliam na divulgação e esclarecimento de dúvidas referentes à doação.

Números

No primeiro semestre de 2016, o Paraná aumentou seu desempenho na área, com um aumento de 52 doações em relação ao mesmo período do ano passado, além do aumento do número de transplantes de 257 para 352 procedimentos. Mesmo com o aumento, a lista de espera ainda possui 1.919 pacientes cadastrados, por isso a importância de um trabalho contínuo.

Campanha

Para a diretora da CET, Arlene Badoch, a negativa familiar ainda é o principal motivo para a não doação. Esse é o papel da campanha "Fale Sobre Iss"o: incentivar a população a comunicar a família sobre sua vontade. “A doação de órgãos só vai ocorrer com autorização dos familiares. Por isso, é importante que as pessoas abordem o assunto dentro de casa e deixem claro para os parentes mais próximos o seu desejo de se tornar doador após a morte”, esclarece a diretora, contando que um único doador pode salvar até 10 vidas.

Encontro

Durante o mês de setembro, que comemora os 20 anos dedicados à doação de órgãos, a Central Estadual de Transplantes do Paraná organiza o Encontra das Comissões Intra Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante. Esse evento inicia nesta quarta-feira (31) e vai até sexta-feira (2), e acontece no Bristol Portal do Iguaçu Hotel, em Curitiba.

Profissionais de saúde de todo o Paraná estarão reunidos no evento para abordas assuntos relacionados aos desafios e às estratégias no processo de doação de transplantes de órgãos. “Nosso objetivo é fortalecer ainda mais o Sistema Estadual de Transplantes, melhorando a integração entre as equipes e qualificando o fluxo de trabalho”, afirma Arlene.

Serviço

Exposição 20 anos da Central Estadual de Transplantes e III Fórum Paraná pela Vida

Data: de 1º a 10 de setembro
Abertura: 1º de setembro às 9 horas
Local: Palácio Iguaçu
Endereço: Praça Nossa Senhora da Salete, s/nº –Centro Cívico - Curitiba

Encontro das Comissões Intra Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante


Data: de 31 de agosto a 2 de setembro
Local: Bristol Portal do Iguaçu Hotel
Endereço: Rua Velcy Bolívar Grandó, 645 – Uberaba - Curitiba

Colaboração Agência Estadual de Notícias