27°
Máx
13°
Min

FAB elogia condições do Aeroporto Municipal de Toledo

Foto: Assessoria - FAB elogia condições do Aeroporto Municipal de Toledo
Foto: Assessoria

O Esquadrão de Demonstração Aérea da Força Aérea Brasileira utilizou o Aeroporto Municipal Luiz Dalcanalle Filho como base para a apresentação realizada pela, no último domingo (28), na Festa das Orquídeas em Maripá.

Oito aviões A-29 Super Tucano e uma aeronave de apoio EMB-Brasília, chegaram a Toledo na manhã de domingo para o show realizado no período da tarde. Na chegada a Toledo e no retorno da apresentação, os aviões realizaram breves manobras sobre o céu da cidade.

Foi a primeira vinda da Esquadrilha da Fumaça a Toledo após as obras de reforma e ampliação do aeroporto toledano, que se prepara para receber a aviação comercial, dependendo apenas da homologação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

O oficial de comunicação da FAB, major José de Almeida Pimentel Neto, elogiou as condições aeroportuárias de Toledo. “É a primeira vez que pouso em Toledo, mas a estrutura aeroportuária nos chama a atenção, ela atende muito bem a Esquadrilha da Fumaça e contribui para desenvolver a aviação nesta que é uma região muito rica, rica de pessoas, de material humano, de potencialidades. A gente pode ajudar no que for possível”, afirmou.

O major Pimentel elogiou a receptividade que encontrou no aeroporto de Toledo. “Foi 100%. A gente sempre se impressiona com a receptividade das pessoas, a alegria de nos receber, a hospitalidade. Realmente não deixou a desejar em nada, não foi nada diferente daquilo que a gente sempre encontrou por aqui”, disse.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação Tecnológica e de Turismo, Wolmir Ficagna, é gratificante ouvir elogios aos investimentos realizados pela Prefeitura, com apoio da Acit e da classe empresarial: “Isso demonstra o acerto da iniciativa do governo municipal, com apoio empresarial, de fortalecer as nossas condições para a aviação comercial”, diz.

Aeroporto Luiz Dalcanalle Filho e o Programa de Aviação Regional

A respeito das informações evidenciando desencontros, disseminadas sobre o Aeroporto Municipal Luiz Dalcanalle Filho e o Programa de Aviação Regional, do Governo Federal, a administração municipal emitiu a seguinte nota:

Os investimentos em melhorias estruturais sob a responsabilidade da Prefeitura de Toledo foram executados tais como previstos, a saber: ampliação do terminal de passageiros, pátio para aeronaves, estacionamento externo, pista de taxy-way, seção contra incêndio, cercamento do sítio aeroportuário, aquisição de esteira de bagagens, detectores de metal pórtico e manual, equipamento de raio-X para inspeção de bagagem e demais equipamentos e mobiliário para a comodidade aos passageiros.

Esses investimentos, executados pela Prefeitura de Toledo, com apoio da Associação Comercial e Empresarial de Toledo e de empresas locais, objetivam dotar o Aeroporto Luiz Dalcanalle Filho das condições adequadas para receber aeronaves com capacidade para até 120 passageiros, servindo de alternativa para a aviação regional já estabelecida e com a possibilidade concreta de operações comerciais com linhas regulares, conforme tratativas iniciais já efetivadas com companhias aéreas.

Esses investimentos absolutamente nada têm a ver com o Programa de Aviação Regional do Governo Federal, cujo projeto para Toledo prevê a construção de uma nova pista, de 2.200 metros, e um novo terminal de passageiros. Tal projeto estaria parcialmente suspenso pelo governo federal, conforme divulgado, mas, reitera-se: um investimento não tem nada a ver com o outro. Ou seja, não há qualquer prejuízo em relação aos investimentos realizados no âmbito municipal. Pelo contrário, aguardando a certificação da Agência Nacional de Aviação Civil, o Aeroporto Luiz Dalcanalle Filho está muito próximo de servir aos propósitos que demandaram o investimento público em sua maior parcela, com importante apoio da Acit e de empresas locais.

Colaboração: Assessoria