20°
Máx
14°
Min

Falta de luz atinge moradores de Curitiba e RMC

A situação deve ser normalizada até o fim da tarde (Foto: Ilustração/EBC)  - Falta de luz atinge moradores de Curitiba e RMC
A situação deve ser normalizada até o fim da tarde (Foto: Ilustração/EBC)

Alguns bairros de Curitiba e da Região Metropolitana ficaram sem luz na manhã desta terça-feira (13). A situação acontece devido aos fortes ventos, que marcam agora entre 55km/h à 60km/h.

Os bairros Mercês, Bom Retiro, Tatuquara e Umbará foram atingidos e também a região de Fazenda Rio Grande, Pinhais, Campina Grande do Sul e Quatro Barras. “A falta de luz acontece quando cabos de abastecimento de energia são rompidos, seja pela velocidade dos ventos ou queda de árvores, ativando um sistema de proteção que desliga a energia para evitar acidentes com a rede elétrica”, conta o assessor da Copel, Dalmo Borba.

De acordo com o meteorologista Reinaldo Kneid, do Instituto Tecnológico Simepar, os ventos fortes podem continuar até o fim da tarde, chegando à 65km/h, em Curitiba. Na quarta-feira (14), a intensidade do vento deve diminuir.

A previsão é de que o abastecimento de energia se normalize até o fim desta tarde, e as equipes da Copel estão espalhadas pela cidade trabalhando para estabelecer a situação.

Abastecimento de água comprometido


A queda de energia afetou também o abastecimento de água. De acordo com a Sanepar, os bairros CIC, Ganchinho, Pinheirinho, Capão Raso, Sítio Cercado e Tatuquara, em Curitiba, estão com o fornecimento comprometido.

A situação deve ser normalizada no início da noite de hoje, de maneira gradual, a partir do momento em que a energia for restabelecida para que o sistema volte a funcionar. O Serviço de Atendimento ao Cliente é feito através do número 0800 200 0115, e funciona 24h. A orientação da empresa é de que se evite o desperdício.

Colaboração Daniela Borsuk