22°
Máx
17°
Min

Famílias do MST começam a deixar a Fazenda Santa Maria

Os trabalhos da Polícia Militar continuam na Fazenda Santa Maria, em Santa Terezinha do Itaipu. As famílias, integrantes do MST, já deixam a área ocupada levando os pertences. Aos poucos os carros e caminhões saem da fazenda. Nos locais já desocupados, as máquinas trabalham para derrubar os barracos e deixar a área limpa.

A desocupação da fazenda deve durar 48 horas, conforme um acordo entre os integrantes do MST e a Polícia Militar. Algumas famílias que deixam a área se dirigem para outras ocupações da região. O MST ainda não emitiu nota sobre o ocorrido.

Rodovia Bloqueada

Conforme a Polícia Rodoviária Federal, o trevo de acesso a Quedas do Iguaçu, na região de Nova Laranjeiras, continua bloqueado pelos integrantes do MST. O protesto é contra a reintegração realizada na Fazenda Santa Maria.

A BR-277, em Santa Terezinha do Itaipu já foi liberada e o fluxo segue lento, por conta dos trabalhos de retirada das famílias.

Resistência inicial

No início da manhã, quando as equipes policiais chegaram à fazenda para cumprir a ordem da justiça, os integrantes do MST bloquearam a rodovia com veículos. Eles atearam fogo em caminhões e tratores, que segundo a polícia, pertencem a área ocupada.

Houve tumulto, mas depois de muita conversa, o MST aceitou desocupar a área de forma pacífica.

Colaboração: Vinícius Machado / Rede Massa