28°
Máx
17°
Min

Fazenda Escola recebe portadores de necessidades especiais

Projeto Mascotes da Alegria levou integrantes da Fundação Proamor para conhecer animais do local (Foto: Divulgação) - Fazenda Escola recebe portadores de necessidades especiais
Projeto Mascotes da Alegria levou integrantes da Fundação Proamor para conhecer animais do local (Foto: Divulgação)

A Fazenda Escola do Centro Superior de Ensino dos Campos Gerais (Cescage) esteve em festa nesta terça-feira (2). O projeto Mascotes da Alegria recebeu mais de 70 pessoas em uma visita da Fundação Municipal Proamor de Assistência Social. Ao todo foram 35 portadores de necessidades especiais (PNEs), e seus acompanhantes para a Visita Assistida por Animais. O projeto é desenvolvido pelo curso de Medicina Veterinária do Cescage, e mais de 1.500 pessoas já estiveram conhecendo animais, museu de anatomia, hospital veterinário e o laboratório de hematologia.

O objetivo do projeto é realizar atividade assistida por animais, proporcionando sentimentos de alegria nessas pessoas. Na visitação, os portadores colocaram estetoscópio e simularam fazer a consulta como médicos veterinários. Além disso, os profissionais estimularam os visitantes a andar a cavalo. Todo o contato com os animais foi acompanhado de perto por professores e acadêmicos do Cescage.

Para a coordenadora do projeto de extensão, professora Erika Zanoni, a experiência com os visitantes foi muito intensa. “Observar a alegria dessas pessoas maravilhosas foi muito gratificante. A relação de afetuosidade entre humanos e os animais é muito linda. Acredito que estar em contato com a natureza é uma necessidade inata”, disse.

Mascotes da Alegria

O projeto Mascotes da Alegria desenvolve essas atividades desde 2010 e é um projeto de voluntariado cadastrado no setor de Extensão e Pesquisa do Cescage. Além de proporcionar aos alunos de graduação uma oportunidade de aplicar de forma lúdica seus conhecimentos, garante que os animais que participam de sessões de Educação Assistida por Animais (EAA) e Terapia Assistida por animais (TAA) fiquem livres de estresse, angústia e medo. Os animais atuam como coadjuvantes na reabilitação psicofísica de pessoas com deficiência e deformidades faciais.

Colaboração Assessoria de Imprensa.