26°
Máx
19°
Min

Feirão terá venda de cerveja, gasolina e sucos sem impostos em Maringá

(Foto: Divulgação) - Feirão terá venda de cerveja, gasolina e sucos sem impostos
(Foto: Divulgação)

Esta semana, cerveja, sucos e gasolina serão vendidos sem o percentual destinado aos impostos dentro da 14ª edição do Feirão do Imposto, com atividades que começam nesta segunda-feira (16) e seguem até o domingo (22). O evento é promovido pelo Conselho Permanente do Jovem Empresário (Copejem) da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim).

O objetivo do feirão é conscientizar a comunidade sobre a alta carga tributária paga no Brasil. Na quarta-feira (18), das 18h às 22h, uma marca de cerveja será comercializada sem o acréscimo dos impostos no preço para mostrar à população o quanto é destinado aos tributos. O evento será no Democrático Bar.

Outras iniciativas que devem reunir muitos consumidores são as vendas de sucos da linha Purity, da Cocamar, mais baratos nos supermercados Condor; e gasolina, a partir das 14h, no posto Oxipetro, na Avenida Gastão Vidigal. Ambas as ações serão no sábado (21). No caso da gasolina, haverá distribuição de senhas 1h antes, com a disponibilização de mil litros, com 10 litros para cada carro, não sendo permitido encher galões.

De acordo com o presidente do Copejem, Michael Tamura, o objetivo da mobilização é conscientizar a população, para que possa haver maior acompanhamento da destinação dos recursos e cobrança de uma melhor aplicação dos tributos.

A programação do 14º Feirão do Imposto ainda conta com exposição no Maringá Park, onde o estacionamento será cobrado sem impostos em parte da sexta-feira (20), e um bate-papo. Na exposição realizada no piso do Maringá Park estarão manequins e cestas básicas para divulgação dos preços de roupas e alimentos com e sem impostos.

Sobre o feirão

O Feirão do Imposto foi criado há 10 anos em Joinvile (SC) e é uma ação conjunta da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) e da Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje). Este ano, o foco será o retorno dos impostos para a população, com a divulgação das hashtags #cadeoretorno e #bumeranguedoimposto.

A campanha de conscientização terá como símbolo o bumerangue, que é um objeto de arremesso conhecido no mundo todo por retornar ao seu marco inicial. “Foi escolhido porque traduz o esperado ciclo dos tributos, ou seja, sair das mãos do contribuinte para que o estado administre e retorne em forma de serviços básicos essenciais, como saúde, segurança e educação. Como este ciclo de retorno não tem acontecido de forma coerente no Brasil, complementamos o Bumerangue do Imposto com a frase ‘o único que vai e não volta’”, explicou a a coordenadora nacional do Feirão do Imposto, Silvia Wilbert.

Programação

  • 16/05 a 22/05 - Exposição no Maringá Park
  • 18/05 - Palestra com Marcelo Henrique Galdioli para aproximadamente 300 alunos. Colégio São Francisco Xavier, às 9h.
  • 18/05 - Venda da bebida Eisenbahn 600 ml sem taxa de imposto. Das 18h às 22h.
  • 1905 - Bate-Papo na obra da Plaenge e Catamarã. Horário ainda a ser confirmado.
  • 20/05 - Estacionamento do Maringá Park sem imposto. Das 14h às 18h.
  • 21/05 - Venda do suco Purity no Supermercado Condor sem carga tributária. Das 8h ao 12h.
  • 21/05 - Venda de gasolina no Posto Oxipetro na Avenida Gastão Vidigal. Serão vendidos mil litros, dez por carro a R$ 2,20. Das 14h às 15h30.

Colaboração Assessoria de Imprensa