22°
Máx
17°
Min

Festa de São Sebastião encerra Encontro Regional de Tropeiros

Festa no Emboque marcou o fim do evento de tropeirismo em São Mateus do Sul (Foto: Divulgação / Prefeitura) - Festa de São Sebastião encerra Encontro Regional de Tropeiros
Festa no Emboque marcou o fim do evento de tropeirismo em São Mateus do Sul (Foto: Divulgação / Prefeitura)

Centenas de pessoas estiveram no domingo (14) na comunidade do Emboque para a realização da Festa de São Sebastião, uma celebração que misturou devoção, tradição e valorização de uma cultura e de uma história que influencia a comunidade local até hoje: a do tropeirismo.

A chegada das tropas e a festa fecharam a programação do II Encontro Regional de Tropeiros, que foi realizado entre os dias 7 e 14 de fevereiro em São Mateus do Sul e reuniu amantes do tropeirismo de mais de 15 cidades.

Além das tropeadas que passaram pela região central, vila Nepomuceno e Emboque durante esses dias, o Encontro trouxe eventos diferenciados, como workshop de culinária tropeira e um simpósio científico sobre o tropeirismo. O evento trouxe ainda a inauguração de um monumento em homenagem aos tropeiros e uma exposição com objetos típicos.

“Precisamos celebrar essa caminhada que o município está fazendo, em uma parceria de diversas instituições, entidades e empresas da cidade”, comenta o presidente da Fundação Cultural de São Mateus do Sul, José Carlos Janowski, um dos organizadores do Encontro.  “Estamos valorizando e resgatando a história do nosso município e reconhecendo o legado cultural que esses heróis deixaram para nós”.

Colaboração Assessoria de Imprensa.