22°
Máx
14°
Min

Fiéis celebram o Corpus Christi em Curitiba

Fiéis celebram o Corpus  Christi em Curitiba

Desde a madrugada, fiéis de diversas paróquias de Curitiba celebram o Corpus  Christi com procissões e confecção de tapetes. Durante a tarde, a programação  acontece no centro da capital e terá alterações no trânsito. 

No centro,  são esperados mais de 15 mil fiéis para a celebração marcada para começar às 14  horas, em frente à Catedral. Está programada ainda a animação do Ministério Evangelizar É Preciso com o padre Reginaldo Manzotti. O evento acontece em um palco montado em frente à Catedral.

Será  preparado um tapete d1,8 mil metros na Avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico, por onde acontece a procissão a partir das 16h30. A benção eucarística acontece às 18h em frente ao Palácio Iguaçu.

Confira as celebrações pela cidade divulgadas pela Prefeitura de Curitiba:

Umbará

O bairro tem tapete colorido e procissão na Paróquia São Pedro, no bairro Umbará, com missas às 7h30 e 10h30. O local fica na Rua Nicola Pelanda, próximo ao posto de gasolina, ao lado da igreja.

Vila Izabel

A procissão da Paróquia do Santíssimo Sacramento, na Vila Izabel, sairá às 11 horas pela Av. Iguaçu, Rua Herculano Carlos Franco de Souza, Rua Guainazes, Rua Cel. Ottoni Maciel, Rua Bororós e Rua Leôncio Correia, retornando à Av. Iguaçu. Agentes da Setran acompanharão o percurso, que será feito no contrafluxo de algumas das vias indicadas.

Xaxim

No Xaxim, a Capela Nossa Senhora Aparecida e Paróquia São Francisco de Assis também organiza a procissão de Corpus Christi, com bloqueio nas ruas Dr. Leocádio Cisneiros Correa entre as ruas R. Inácio José de Alvarenga Peixoto e ruas Capitão Antônio José; Inácio Jose de Alvarenga Peixoto até a Rua Leôncio Derosso.

Hauer

O Santuário Santa Rita de Cássia, da Vila Hauer, irá comemorar e confeccionar o tapete no dia de Corpus Christi no entorno da Praça Alfredo Hauer. As ruas Frei Henrique de Coimbra, esquina com a Rua Pe. Dehon; Rua Oliveira Viana e Rua Júlio Cezar Ribeiro de Souza (entrada da Faculdade ESIC), estarão bloqueadas.

Outra procissão que acontece na região do Hauer/Carmo é a do Santuário Nossa Senhora do Carmo. O evento será na rotatória da Praça Nossa Senhora do Carmo no período da manhã. Essa celebração altera o trajeto de algumas linhas de ônibus. As mudanças valem das 2h às 12h de quinta-feira. Nesse período, ônibus da Linha Iguape I, que saem do Terminal Carmo, desvia, no sentido bairro, pela Avenida Marechal Floriano e ruas Salvador Ferrante e Bom Jesus de Iguape, por onde chegam à Rua Napoleão Laureano e seguem o caminho normal. No retorno, a partir da Rua Napoleão Laureano, desvio pelas ruas Bom Jesus de Iguape, Doutor Simão Kossobudski e Avenida Marechal Floriano, até o terminal.

A linha Maringá, a partir do terminal, desvia pela Avenida Marechal Floriano, ruas Salvador Ferrante, Bom Jesus do Iguape, Antônio Schiebel e Frederico Maurer, quando retomam o caminho normal pela Rua Waldemar Loureiro Campos. Ao sair do Terminal Hauer, os ônibus da linha Maringá desviam pela Avenida Marechal Floriano, e ruas Salvador Ferrante, Bom Jesus de Iguape e Antônio Schiebel, a partir de onde seguem seu itinerário normal. Já os ônibus da linha Interbairros III, a partir do terminal e no sentido Terminal Oficinas, seguem pela Avenida Marechal Floriano, e ruas Salvador Ferrante e Bom Jesus do Iguape, por onde chegam à Rua Napoleão Laureano e seguem o caminho normal. No sentido Terminal Capão Raso, desvio pela avenida, e ruas Salvador Ferrante e Antônio Schiebel.

Portão

No Portão, a Paróquia Bom Jesus do Portão confecciona tapete de Corpus Christi e terá procissão na Rua João Betega, entre a rápida e a pracinha do Portão.

Pinheirinho

As celebrações do dia no Santuário Nossa Senhora do Sagrado Coração, no Pinheirinho, serão realizadas na Rua Nicola Pellanda, 545.

Segundo a Arquidiocese de Curitiba, a Solenidade de Corpus Christi é o momento em que a Igreja dedica uma grande festa ao sacramento da Eucaristia. A Igreja celebra neste dia o Santo Sacrifício da Missa e a Procissão Eucarística é o testemunho público de fé dos católicos.

Serviço religioso – Procissão na região central

6h às 12h – Confecção dos tapetes na Cândido de Abreu

14h – Animação do Ministério Evangelizar É Preciso com a presença do Pe. Reginaldo Manzotti em frente à Catedral Basílica (Praça Tiradentes).

15h – Santa Missa presidida pelo arcebispo Dom José Antônio Peruzzo em frente à Catedral

16h30 – Procissão com o Santíssimo Sacramento pela Cândido de Abreu, da Catedral até a praça Nossa Senhora de Salete em frente ao Palácio Iguaçu

18h – Benção do Santíssimo Sacramento

Colaboração Arquidiocese de  Curitiba e Prefeitura de Curitiba