26°
Máx
19°
Min

Fiéis participam das celebrações do ‘Corpo de Cristo’

(Foto: Divulgação/Lucas Karas) - Fiéis participam das celebrações do ‘Corpo de Cristo’
(Foto: Divulgação/Lucas Karas)

Mais de 3 mil pessoas já participam da celebração de Corpus Christi, na Catedral Basílica Nossa Senhora da Luz do Pinhais, em Curitiba. A expectativa é que até ao todo 15 mil fiéis compareçam nas missas e procissões que acontecem na tarde desta quinta-feira (26).

A festividade começou às 14 horas, com a animação do Ministério Evangelizar É Preciso com o padre Reginaldo Manzotti. Às 15 horas teve início a missa presidida pelo arcebispo Dom José Antônio Peruzzo e às 16h30, ocorre a tradicional Procissão com o Santíssimo Sacramento pela Avenida Cândido de Abreu até o Palácio Iguaçu, com a bênção eucarística às 18 horas. Um tapete de 1,8 mil metros, na Avenida Cândido de Abreu, foi montado para receber a procissão.

Neste ano a celebração estará associada ao Ano Santo da Misericórdia, entendendo a Eucaristia como Fonte de Misericórdia.  Também resgatará a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016, com o tema “Casa Comum, Nossa Responsabilidade” e o lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”, com foco no desenvolvimento e na qualidade de vida da população.


Corpus Christi

Corpus Christi significa “Corpo de Cristo”. É uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.

Durante esta festa são celebradas missas festivas e as ruas são enfeitadas para a passagem da procissão onde é conduzido geralmente pelo Bispo, ou pelo pároco da Igreja, o Santíssimo Sacramento que é acompanhada por multidões de fiéis em cada cidade brasileira. A tradição de enfeitar as ruas começou pela cidade de Ouro Preto em Minas Gerais. 

Origem do Corpus Christi

A festa do Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de Setembro de 1264. A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo.

Colaboração Evangelizar é Preciso/Arquidiocese de Curitiba/Lucas Karas