21°
Máx
17°
Min

Fila marca último dia para atualização do título de eleitor em Apucarana

(Foto: Rede Massa) - Fila marca último dia para atualização do título de eleitor
(Foto: Rede Massa)

Nesta quarta-feira (4) termina o prazo para que eleitores façam o recadastramento biométrico, um novo título ou alguma alteração no documento. Por isso, o Fórum Eleitoral de Apucarana (a 63 quilômetros de Maringá) vai atender em horário especial, até as 19h.

Uma enorme fila se formou no local nessa terça-feira (3). Milhares de pessoas procuraram o órgão para regularizar o título. Apesar disso, 16,5 mil eleitores de Apucarana ainda estão com alguma pendência, além de 300 de Novo Itacolomi e 1,2 mil de Cambira.

“Quem não compareceu à biometria e teve o título cancelado, essa seria a oportunidade, até a data de hoje, e para quem vai fazer sua primeira inscrição e transferir de outro local para Apucarana”, destacou Andreia Milani, técnica judiciária.

Eunice Siqueira teve o título cancelado porque não participou do recadastramento biométrico e enfrentou horas de fila nessa terça-feira. “Brasileiro já viu, deixa tudo para última hora, pega fila enorme, mas agora está tudo certo”.

Quem também pegou a fila foi a estudante Lorena Sartori, 16, que foi tirar o título de eleitor para participar pela primeira vez da escolha dos governantes. “Acho importante a gente ter direito de votar, escolher o futuro do nosso país”.

Documentos necessários

Para fazer o recadastramento biométrico, o primeiro título de eleitor ou alguma alteração é preciso estar de posse alguns documentos. Atenção!

  • Documento oficial de identificação que contenha foto, como RG, CNH, Carteira Profissional, Passaporte, Carteira de Reservista ou Certificado de Alistamento Militar;
  • Comprovante de residência recente;
  • Documento comprobatório de alterações de dados pessoais, se houver, como certidão de casamento com homologação de separação, sentença judicial, etc.;
  • Se for o primeiro título eleitoral, ainda é necessário o comprovante de quitação do serviço militar para homens com idade entre 18 e 45 anos.

Informações importantes

É preciso levar o título de eleitor e, caso ele tenha sido extraviado, ter o boletim de ocorrência sobre o fato.

A Carteira Nacional de Habilitação não é válida como documento de identificação para o primeiro título por não conter nacionalidade/naturalidade, assim como o passaporte, por não conter a filiação.

Colaboração TRE-PR e Sílvia Vilarinho da Rede Massa