26°
Máx
19°
Min

Fiscalização da Foztrans em canteiro central espanta clientes da Vila A

Comerciantes da Vila A, em Foz do Iguaçu, reclamam da redução do movimento depois que os fiscais do Instituto de Transporte e Trânsito de Foz do Iguaçu (FozTrans) começaram a aplicar multas a motoristas que estacionam nos canteiros centrais da avenida. 

O estacionamento ao lado ou sobre o canteiro é proibido segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Não há necessidade da colocação de placas proibindo, pois, sua sinalização não está prevista no CTB. O ato é considerado infração grave, soma 5 pontos na carteira, remoção do veículo e multa de R$ 127,69.

A superintendente do Foztrans, Larissa Mantovani, afirma que um dos problemas gerados por esta modalidade irregular de estacionamento é a dificuldade na circulação do transporte coletivo e os veículos de emergência como o Samu e Siate. De acordo com ela, a notificação é uma medida que beneficia pedestres e ciclistas visando à mobilidade urbana.

Os empresários da região da Vila A, no entanto, discordam e reclamam na queda de venda de produtos e serviços. Em alguns casos, a diminuição chega a ser de 50%. Os clientes, desanimados com a falta de estacionamento adequado, estariam desistindo de comprar na região.

Colaboração: Márcio Falcão/Rede Massa.


Fiscalização em canteiro central espanta clientes da Vila A