20°
Máx
14°
Min

Forte temporal derruba tendas de fieis no santuário de Nossa Senhora Aparecida

Temporal derruba tendas de fieis em santuário

O forte temporal que acometeu Foz do Iguaçu e região na madrugada desta quinta-feira (13) assustou moradores. Apesar dos ventos fortes, não houve grandes estragos. A Defesa Civil de Foz do Iguaçu informou que não houve registro de danos provocados pelo mau tempo.

Em Itaipulândia, tendas de fieis que estavam acampados no Santuário de Nossa Senhora Aparecida caíram durante a madrugada. No entanto, não havia pessoas no local e ninguém foi atingido. Os religiosos passaram a noite de terça (11) para quarta-feira (12) a fim de acompanhar as missas, mas foram embora ainda ontem, antes da chegada do mau tempo.

Houve quedas de árvores no centro da cidade e imóveis ficaram sem energia elétrica. A Copel trabalha para que o serviço seja restabelecido. 

Em São Miguel do Iguaçu, casas foram destelhadas em uma pessoa ficou ferida. A ventania durou cerca de cinco minutos e causou vários estragos. Galhos de árvores caíram e as equipes de limpeza da Prefeitura já trabalham na varrição e recolhimento de entulhos. Lonas foram distribuídas em pelo menos 40 residências. 

Fachadas de lojas foram arrancadas, entre elas uma placa de publicidade na esquina da igreja matriz. Na marginal da BR 277, várias árvores caíram. Na PR 497, estrada que liga São Miguel a Itaipulândia, árvores de grande porte tombaram na pista e deixaram a tráfego parcialmente interditado até as 10h30 da manhã de hoje. Outra árvore caiu em cima de uma casa no Jardim Social. 

Há registro de apenas um ferido – um rapaz que caiu do telhado ao tentar reparar os danos do vendaval. Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e levado ao Pronto Atendimento com um corte na cabeça. Nenhuma família precisou ser retirada de casa e não há registro de alagamentos.

De acordo com os pluviômetros automáticos do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), choveu 92 milímetros nas últimas 24 horas no centro do município e 119 milímetros na região do Barro Branco. 

Colaboração: Assessoria da PMSMI.