26°
Máx
19°
Min

Fórum da Sustentabilidade abre a programação oficial do Agroleite

(Foto: Divulgação) - Fórum da Sustentabilidade abre a programação oficial do Agroleite
(Foto: Divulgação)

A 16ª edição do Agroleite começou nesta terça-feira (16), na Cidade do Leite, em Castro, com o Fórum da Sustentabilidade, promovido pela Cooperativa Castrolanda em parceria com o Sistema Ocepar. Cerca de 350 pessoas acompanharam o evento, realizado no Parque Dario Macedo, após os pronunciamentos do presidente da Castrolanda, Frans Borg, do secretário de Estado da Agricultura, Norberto Ortigara, do prefeito de Castro, Reinaldo Cardoso, e do superintendente do Mapa no Paraná, Gil Bueno Guimarães.

Cooperativismo e propósitos

No Fórum, o presidente da Ocepar, José Roberto Ricken, falou sobre cooperativismo e sustentabilidade. Ele também fez o lançamento dos propósitos das cooperativas do Paraná vinculados ao PRC 100, planejamento estratégico do cooperativismo paranaense, entre os quais: atingir R$ 100 bilhões de faturamento; ter 100% das cooperativas com planejamento estratégico; buscar programas de investimentos para as cooperativas em todos os ramos; ter 100% dos produtos e serviços fornecidos pelas cooperativas com garantia de origem; ter 100% dos membros dos conselhos de administração e fiscal com certificação; oferecer o Programa de Educação Financeira para cooperados e familiares; ter programas de boas práticas de negócios (compliance); contribuir para a melhoria dos índices de IDH-M nas áreas de atuação; dispor de capacidade para receber 60% da safra paranaense e obter 55% do faturamento de produtos com valor agregado.

Boas práticas

Em boas práticas de produção, os objetivos são: atingir 100% dos cooperados com registro no Cadastro Ambiental Rural (CAR); 100% de áreas de cultivo com conservação de solos; 100% de propriedades georreferenciadas e com plantio direto; 100% das embalagens de defensivos agrícolas devolvidas; 100% dos aviários protocolados e cadastrados na Adapar e 100% dos agrotóxicos utilizados com receituário agronômico.

Mais palestras

No Fórum da Sustentabilidade, Pedro Arcuri, da Embrapa Gado de Leite, também apresentou palestra sobre a sustentabilidade da cadeia produtiva do leite e José Luiz Tejon Megido encerrou a programação da manhã, com o tema a sustentabilidade do agronegócio brasileiro.

Conhecimento e negócios

Com 100% de ocupação das áreas comerciais, o evento reúne 180 empresas expositoras, 550 animais e a expectativa é de gerar R$ 40 milhões em negócios. Na última edição, foram registrados 49 mil visitantes. A programação está repleta de atividades e oportunidades para novos conhecimentos e atualização das informações do agronegócio. “O Agroleite deve ser referência em tecnologia, produção e conhecimento. O leite é um produto essencial para a vida e o nosso coração branco representa a campanha de 2016 junto de diversos materiais alusivos ao incentivo do consumo do leite”, afirma o presidente da Castrolanda, Frans Borg.

Exposição

Também estão sendo promovidas a 48ª Expohol (Exposição Nacional da Raça Holandesa) e a 3ª Etapa da Edição do Circuito Nacional da Raça Jersey. “Realizar a exposição nacional da raça em eventos de expressão como o Agroleite permite que, de um lado, os criadores e expositores de animais de todo o Brasil, mostrem e divulguem o seu trabalho e que,  de outro lado, para o  público interessado, o acesso a estes animais. Constitui-se para os nossos associados uma oportunidade de negócios de lado a lado. Promovemos um evento único no Brasil que agrega toda a cadeia de produção, e entendemos que todos os grandes eventos, a Nacional é um deles, devem estar concentrados nessa oportunidade. Castro se firma no cenário nacional como Capital Nacional do Leite. Um título único e importante para a bandeira de divulgação do Agroleite”, avalia o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos da Raça Holandesa, João Guilherme Rocha Loures Brenner.

Serviço

O Agroleite será realizado no período de 16 a 20 de agosto, na Cidade do Leite e no Parque de Exposições Dario Macedo, Km 198 da Rodovia PR-340, na Castrolanda. O funcionamento é das 8h às 19h, com entrada franca.

Colaboração Assessoria de Imprensa.