24°
Máx
17°
Min

Foz do Iguaçu: aplicativo mostra trajeto de ônibus em tempo real

Divulgação - Aplicativo mostra informações de rota de ônibus em tempo real
Divulgação

O Moovit, aplicativo líder mundial em mobilidade urbana, já está disponível para os moradores e turistas de Foz do Iguaçu, no Paraná. Assim, os passageiros do transporte público na cidade poderão planejar seu trajeto e diminuir o tempo de espera em pontos e estações por meio do uso do app, que é totalmente gratuito.

Com 265 mil habitantes, frota de 150 veículos coletivos, Foz de Iguaçu é a 7ª cidade no Paraná a contar com o Moovit. Disponível para Android, iOS e Windows Phone, o aplicativo é um planejador de viagens que oferece informações atualizadas dos diferentes meios de transporte em cada região, dando ao usuário a oportunidade de programar seu trajeto por rotas mais curtas e rápidas.

A chegada do Moovit ao município paranaense contou com a Associação Único, sistema de bilhetagem responsável pelo cartão Único, que ajudou a mapear todas as linhas de ônibus e pontos de parada existentes na cidade para então disponibilizar os dados no aplicativo.

As câmeras de vídeo detecção, instaladas recentemente pelo SIM/Foz e Foztrans, vai permitir que o Instituto de Trânsito de Foz do Iguaçu detecte a hora exata em que os ônibus do transporte coletivo passam pelos cruzamentos importantes da cidade, melhorando então a sincronia entre os semáforos. Para a implantação do Moovit, o funcionamento das câmeras também é importante. Serão 128 câmeras no total.

“Disponibilizamos as informações atualizadas sobre as 35 linhas de ônibus e 1.395 pontos de parada em Foz, que serão monitoradas pelo Moovit. Além de informações de horários e linhas de ônibus, a população terá acesso a serviços de alertas relevantes que poderão impactar a viagem de cada um, como a interdição de uma via ou a mudança de uma linha, por exemplo”, afirma Diórgenes Silva, gerente de TI na Associação Único.

Tempo real

Para oferecer uma experiência ainda melhor aos moradores de Foz de Iguaçu, as informações fornecidas pelo sistema de GPS de todos os veículos da cidade estão sendo integradas ao Moovit, o que irá possibilitar uma maior precisão nos horários divulgados pelo aplicativo, com atualização em tempo real. Esse recurso só será possível graças à parceria com o Grupo Inlog, que desenvolve ferramentas logísticas com foco no transporte coletivo urbano.

“Criamos o Moovit para ajudar o usuário a se locomover com mais agilidade e facilidade pelas cidades. Nosso foco é engajar um número cada vez maior de brasileiros e estamos felizes em chegar à Foz do Iguaçu, com a inclusão do recurso de tempo real já em curso, o que significa que, em breve, os seus moradores terão à disposição informações muito mais precisas”, afirma Pedro Palhares, diretor de operações do Moovit no Brasil .

Atualmente, o Moovit está presente em 65 países e em mais de 1.000 cidades. No Brasil, a ferramenta já beneficia mais de 13 milhões de usuários, tornando o País um dos principais mercados para o negócio globalmente.

Colaboração: Assessoria.