22°
Máx
17°
Min

Francisco Beltrão confirma primeira morte por H1N1

(Foto: Divulgação) - Francisco Beltrão confirma primeira morte por H1N1
(Foto: Divulgação)

A gripe H1N1 continua fazendo vítimas na região sudoeste do Paraná. Depois de serem registradas mortes nos municípios de Marmeleiro e Chopinzinho, a secretaria de estado da Saúde confirmou o primeiro óbito pela doença em Francisco Beltrão.

O Estado divulgou nesta semana os números atualizados da gripe H1N1. Do início do ano até agora já foram confirmados em todo Paraná 30 mortes em decorrência da doença. Segundo informações da secretaria de Saúde de Francisco Beltrão, a vítima é uma idosa de 76 anos que teria contraído a doença antes do período de vacinação.

Ela foi medicada e permaneceu internada no hospital São Francisco por uma semana, mas morreu no dia 17 de abril.

Esta é a quinta morte por H1N1 na região sudoeste. Além deste caso registrado em Francisco Beltrão, a doença já causou três mortes em Marmeleiro e outra em Chopinzinho. Segundo o levantamento dos setores de saúde, a maioria desses pacientes que morreram demorou para procurar atendimento médico e isso pode ter agravado a doença.

Até agora a campanha de vacinação contra a gripe já imunizou cerca de 80% do público prioritário nos 27 municípios coordenados pela 8ª Regional. Entre essas cidades, 11 delas ainda não atingiram a meta de vacinação do Ministério da Saúde. As gestantes e as crianças estão entre o público alvo que menos tem procurado a vacina.

Colaboração Monique Sfoggia, da Rede Massa.