22°
Máx
16°
Min

Francisco Beltrão ganha sistema de previsão e alerta de cheias

Hoje, o rio Marrecas está no seu nível normal. Mas os moradores de Francisco Beltrão já viram imagens bem diferentes. O município tem um histórico de enchentes e de enxurradas que já castigaram muita gente. A última delas em dezembro de 2015. A preocupação com este problema foi o principal motivo para que a secretaria estadual de Meio Ambiente investisse num sistema de monitoramento e alerta de cheias no rio Marrecas.

Com o sistema, será possível enviar dados sobre as condições do nível da água do rio Marrecas com até cinco dias de antecedência. Essas informações serão repassadas para o Simepar, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, que poderão retirar famílias ribeirinhas antes das enchentes.

No quartel do Corpo de Bombeiros foi instalado um pluviômetro automatizado, que ficará interligado ao Simepar. O equipamento passará informações em tempo real sobre a intensidade das chuvas e deve antecipar os riscos que podem vir em situações assim. Além desta estação, o sistema também deverá ser instalado no rio 14 e no rio Marmeleiro, que são afluentes do Rio Marrecas. A pasta estadual ainda estuda outras propostas para contenção das cheias em Francisco Beltrão.

Colaboração Monique Sfoggia / Rede Massa.