24°
Máx
17°
Min

Frota metropolitana é renovada com 30 novos ônibus para quatro municípios

(Foto: Divulgação / AEN) - Frota metropolitana é renovada com 30 novos ônibus para quatro municípios
(Foto: Divulgação / AEN)

A frota do transporte coletivo metropolitano está sendo renovada. Segundo a Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba) desde o inicio de março foram incorporados 30 novos ônibus, que atendem as linhas metropolitanas não integradas e ligam os municípios de Colombo, Campina Grande de Sul, Quatro Barras e Itaperuçu a Curitiba. 

“A renovação da frota é uma das melhorias que estamos implantando para o usuário metropolitano”, diz Omar Akel, diretor-presidente da Comec. Os 30 novos ônibus são equipados para o atendimento a pessoas com deficiência e também contam com a tecnologia Euro V, que permite a redução de poluentes.

Avanços

A renovação da frota faz parte das medidas que a Comec implanta, desde o ano passado, para racionalizar o transporte metropolitano e melhorar o aproveitamento do sistema. Em agosto foi implantada a bilhetagem eletrônica que traz mais segurança e transparência ao sistema. “A Comec continua em permanente análise técnica para aprimoramento e ajustes necessários no sistema”, explica Akel.

Ônibus

Desde o início do mês, na Viação Colombo, 14 novas unidades atendem as linhas que ligam o Terminal Guadalupe aos bairros Roça Grande, São Sebastião, São Gabriel e sede do município. A empresa atende Colombo com 72 ônibus e os novos veículos representam uma renovação de 20% na frota. 

A Viação Castelo Branco, que atende Campina Grande do Sul e Quatro Barras, adquiriu 15 novos ônibus para as linhas que fazem a ligação com o Terminal Guadalupe (Curitiba). A nova frota começou a entrar em operação em fevereiro. Para atender os dois municípios a empresa tem a disposição 60 carros e esta renovação representa 25% da frota. 

Em Itaperuçu o novo ônibus da Viação Sul entrou em operação em fevereiro e faz a ligação com Curitiba no sistema direto, sem paradas no trecho urbano. Neste município, em junho do ano passado, a empresa já tinha colocado em operação outros dois ônibus articulados (com capacidade de 150 passageiros) para melhorar a oferta de transporte nos horários de pico. 

Dos 30 novos veículos, um é articulado (Itaperuçu), 20 são convencionais (10 da Viação Castelo Branco e 10 da Viação Colombo) e 9 são ônibus mais longos (5 da Viação Castelo Branco e 4 da Viação Colombo). Os ônibus mais longos têm 13,20 metros e podem transportar 10% a mais de passageiros por viagem.