22°
Máx
17°
Min

Funai visita PG para mediar assistência a famílias indígenas

(Foto: Divulgação / Prefeitura) - Funai visita PG para mediar assistência a famílias indígenas
(Foto: Divulgação / Prefeitura)

A coordenação técnica da Fundação Nacional do Índio (Funai) de Guarapuava visitou a cidade de Ponta Grossa para intermediar a realocação dos índios na cidade. A visita foi uma solicitação da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Ponta Grossa para encaminhar algumas famílias indígenas que estão em zonas urbanas para a Casa do Índio.

Durante a visita da Funai, os representantes visitaram o acampamento das famílias ao lado do Terminal Rodoviário, e também o local onde vai funcionar a nova Casa do Índio. Em reunião com a direção da SMAS, ficou decidido, por ambas as partes, que será encaminhada uma solicitação à administração nacional da Funai para disponibilizar um representante que possa morar em Ponta Grossa e mediar o contato com os indígenas.

Segundo Cristopher Ramos, representante da Funai, a orientação dada às famílias é que eles possam aderir às propostas da Prefeitura, que vai de acordo com o padrão de organização social deles. “Na Casa, eles podem manter a venda do artesanato e perambulação, as crianças podem acompanhar os pais para a transmissão de conhecimentos e regras sociais, e eles ainda terão uma qualidade de vida melhor”, explica Cristopher.

Eliane Skolimoski, da gerência de proteção especial da Secretaria Municipal de Assistência Social, conta que a administração oferece estrutura, mas precisa de apoio para mediar o contato com os indígenas. “Vamos solicitar a presença de um representante permanente da Funai, que possa auxiliar a comunicação com as famílias indígenas e encaminhá-los para seus direitos”, conta a gerente. 

A nova Casa do Índio de Ponta Grossa tem capacidade para atender até quatro famílias durante 10 dias. Além da estadia, a SMAS também oferece transporte da rodoviária até a casa. O espaço começa a funcionar na próxima semana, na rua Luiz Copla s/n, esquina com a rua Governador Bento Munhoz da Rocha. 

Colaboração Assessoria de Imprensa.