24°
Máx
17°
Min

Funcionários da VCG aprovam indicativo de greve

Sindicato quer mais uma rodada de negociações antes de deflagrar greve (Foto: Divulgação / Rede Massa) - Funcionários da VCG aprovam indicativo de greve
Sindicato quer mais uma rodada de negociações antes de deflagrar greve (Foto: Divulgação / Rede Massa)

O transporte coletivo de Ponta Grossa pode entrar em greve nos próximos dias. Em assembleia realizada na noite desta quinta-feira (18), os funcionários da Viação Campos Gerais (VCG), concessionária responsável pelo transporte na cidade, rejeitaram ontem (18) a proposta apresentada pela empresa de reajuste de 7,63% no salário e 15,28% no vale-alimentação.

Uma nova rodada de negociações deve ser agendada para a próxima semana, mas os trabalhadores aprovaram o indicativo de greve. O sindicato que representa motoristas e cobradores, o Sintropas, apresentou para a empresa um pedido de aumento real de 5%, além do reajuste de 100% no vale-alimentação. A expectativa dos diretores do sindicato é que o debate fique apenas nas rodadas de negociações e a paralisação não seja necessária.

No início deste mês, foi assinado o decreto que elevou o preço da passagem de R$ 2,85 para R$ 3,20. O valor foi sugerido pelo Conselho Municipal de Transporte (CMT) após análise da planilha de custos a empresa. O valor, porém, não levava em consideração o reajuste dos funcionários, segundo a empresa. Por isso, caso haja aumento no salário dos trabalhadores, a empresa pode conseguir uma brecha para pedir um novo reajuste na tarifa.