22°
Máx
16°
Min

Futuras encanadoras conhecem tratamento da água

(Foto: Divulgação / Sanepar) - Futuras encanadoras conhecem tratamento da água
(Foto: Divulgação / Sanepar)

Um grupo de 17 mulheres que participam do curso de formação para trabalhar como encanadoras visitou a Estação de Tratamento de Água da Sanepar, em Guarapuava. O curso é promovido pela Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres.

Foi a primeira vez que elas estiveram em uma unidade de tratamento de água. “É essencial, para elas que vão atuar nesse ramo, saber como funciona todo esse processo”, disse a coordenadora do curso, Sirlei Angelita Gadens. Os empregados da Sanepar, José Marcondes Espírito Santo e Auri Roque Cybulski, explicaram às futuras encanadoras todas as etapas por que a água passa até chegar aos clientes da Sanepar. Marcondes também contou um pouco da história do saneamento na cidade. Atentas à explicação, anotaram todas as informações novas e aproveitaram para tirar dúvidas.

 “Para a gente que vai trabalhar com encanamento, com água, tem que saber, tem que conhecer, até pra saber os cuidados e poder repassar esse conhecimento adiante”, disse a dona de casa Vergelina Aparecida Lopes, de 43 anos.

O grupo faz parte de um programa da Secretaria que também já ofertou cursos de azulejista, eletricista e mestre de obras, apenas para mulheres, e já formou mais de 80 mulheres nessas áreas de atuação.

Colaboração Agência Estadual de Notícias.