23°
Máx
12°
Min

GeniusCon apresenta 13 protótipos de startups no norte pioneiro

(foto: Pixabay) - GeniusCon apresenta 13 protótipos de startups no norte pioneiro
(foto: Pixabay)

O Instituto Federal do Paraná (IFPR), Campus Jacarezinho, no norte pioneiro, será sede do primeiro GeniusCon, evento de inovação e empreendedorismo realizado pela instituição em parceria com o Sebrae/PR. O objetivo da convenção, que começa nesta quarta-feira (31) e vai até a próxima sexta (2), é dar início a um processo de desenvolvimento de startups na região.

A iniciativa é resultado de um trabalho que começou em junho com os alunos dos cursos técnicos de eletromecânica, informática e de alimentos. Mairus Petre, professor e chefe da sessão de Estágio e Relações Comunitárias do IFPR, de Jacarezinho, explica que a ideia inicial da instituição era organizar uma Feira de Estágios. Mas, ao buscar a parceria do Sebrae/PR, surgiu a possibilidade de realizar uma Trilha de Startups.

O trabalho com os alunos começou em junho deste ano com o lançamento do I Programa Norte Pioneiro de Startups. Desde então, três workshops foram realizados. “Primeiro, modelamos o Canvas, depois trabalhamos com a criação dos protótipos dos projetos e, por último, fizemos a preparação para o Pitch”, conta Odemir Capello, consultor do Sebrae/PR.

Os 13 projetos desenvolvidos pelos alunos, com idades entre 15 e 18 anos, têm origem nos trabalhos de estágio que eles já realizam. A expectativa é que todos apresentem seus protótipos para empresários e lideranças da comunidade na manhã de quinta-feira, dia 1º. Os projetos serão avaliados por uma banca e premiados no último dia do evento, na sexta-feira, dia 2.

Rodolfo Fiorucci, diretor do IFPR, Campus Jacarezinho, afirma que o programa estimula os estudantes a criarem projetos empreendedores e de inovação que podem ajudar no desenvolvimento do norte pioneiro. “A expectativa é que o primeiro GeniusCon seja um sucesso e abra caminho para os próximos”, avalia.

GeniusCon 2016

O GeniusCon 2016 será aberto com uma palestra, a partir das 19h de quarta-feira no Conjunto Amadores de Teatro (CAT), que fica na avenida Getúlio Vargas, 962, em Jacarezinho. Na manhã de quinta-feira, dia 1º de setembro, será realizada a exposição dos protótipos desenvolvidos pelos alunos aos empresários no Campus do IFPR, localizado na avenida Doutor Tiro s/n, e à noite, a partir das 19h30, haverá uma mesa redonda sobre “Inovação e desafios da educação no século XXI – GeniusCon 2016” no CAT. O evento termina com a premiação dos alunos na manhã de sexta-feira.

(com assessoria de imprensa)