22°
Máx
16°
Min

Governo autoriza nomeação de 138 servidores para Hospital Universitário

(Foto: UEM) - Governo autoriza nomeação de 138 servidores para Hospital Universitário
(Foto: UEM)

O Hospital Universitário da Universidade Estadual de Maringá (UEM) vai ganhar 138 novos servidores. O governador Beto Richa autorizou a nomeação imediata para hospitais das universidades paranaenses, conforme anúncio feito na manhã desta terça-feira (19) pelo secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), João Carlos Gomes.

A necessidade de mais servidores é uma reivindicação antiga dos hospitais. Em Londrina, a UEL chegou a anunciar o fechamento do Centro de Tratamento de Queimados, referência no estado, devido aos problemas financeiros e à falta de funcionários.

O reitor da UEM, Mauro Baesso, destacou que o HU vem trabalhando com profissionais temporários há anos, o que não é ideal, segundo ele. “Porque esses recursos acabam fazendo falta para outros fins como, por exemplo, compra de medicamentos.”

O Hospital Universitário de Maringá corria o risco de interditar espaços, caso a nomeação não tivesse sido anunciada. O Pronto Atendimento atende diariamente mais de cem pessoas, quando oficialmente tem vagas para pouco mais de 30.

Cerca cem novos leitos estão previstos, por meio de obras que tiveram início na semana passada e devem durar um ano e meio, com investimento de R$ 14 milhões da Secretaria de Estado da Saúde.

O HU de Maringá tem 150 leitos atualmente, mas seriam necessários perto de 500 para dar conta da demanda de toda a região.

Colaboração Assessoria UEM