27°
Máx
13°
Min

Governo do Paraná abre mais de 1.200 vagas temporárias para agentes carcerários

O governo do Paraná autorizou a abertura de Processo Seletivo Simplificado para a contratação temporária de 1.201 profissionais que vão atuar nas unidades do sistema prisional em todo o Paraná. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas de 29 de junho a 5 de julho no site da Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná

O salário é de R$ 2.330,57 e a seleção é válida por um ano, podendo ser prorrogada por mais um. São 1.025 vagas para homens e 176 para mulheres. Na região de Curitiba, 248 vagas estão disponíveis. As demais vão ser distribuídas no Interior: 132 vagas para Ponta Grossa; 56 para Guarapuava; 204 para Londrina; 80 para Cornélio Procópio; 147 para Maringá; 124 para Umuarama; 174 para Cascavel e 36 para Francisco Beltrão.

A jornada de trabalho é de 40 horas semanais. O regime de plantão é de 12 horas x 36 horas, com duas folgas mensais. Os agentes de cadeia pública são responsáveis, principalmente, por orientar, vigiar, fiscalizar, revistar e conduzir os detentos dentro da unidade penal e nas cadeias públicas, apreendendo objetos suspeitos ou não permitidos. A escolaridade mínima exigida é ensino médio completo.

A partir de 6 de julho será publicada a classificação provisória e, após o prazo legal para apresentação de recursos, a classificação final sairá em 12 de julho. A previsão de início dos trabalhos dos profissionais convocados é dia 21 de julho.

Seleção

O PSS terá provas de títulos referentes à escolaridade, aperfeiçoamento profissional e tempo de serviço na área de segurança de unidade penal, segurança de unidade policial civil com carceragem ou em atendimento a adolescentes em privação e restrição de liberdade em unidade socioeducativa.

Colaboração: Assessoria de Imprensa do Governo Estadual