26°
Máx
19°
Min

Governo do Paraná lança concurso na área da saúde

(Foto: Divulgação/Sesa) - Governo do Paraná lança concurso na área da saúde
(Foto: Divulgação/Sesa)

O Governo do Paraná publicou nesta quinta-feira (28) o edital de um concurso público para 969 vagas para o Quadro Próprio dos Servidores da Saúde (QPPS). O período de inscrição começa no dia 4 de agosto e vai até o primeiro dia de setembro. As provas objetivas vão ser realizadas em 25 de setembro.

De acordo com o secretário estadual da Saúde em exercício, Sezifredo Paz, o objetivo é recompor o quadro funcional de hospitais, laboratórios públicos, farmácias, regionais de saúde e demais unidades vinculadas à Secretaria de Estado da Saúde. “Precisamos fortalecer nossa força de trabalho para qualificar o atendimento público ofertado à população”, afirmou.

Cargos

O edital prevê o preenchimento de cargos para promotores de saúde profissional e para execução. Na primeira categoria, de nível superior, são oferecidas vagas para médicos especialistas; odontólogos; enfermeiros; farmacêuticos; psicólogos; fisioterapeutas; fonoaudiólogos; administradores; assistentes sociais; nutricionistas; contadores; biólogos; arquitetos; bibliotecários; químicos; terapeutas ocupacionais; economistas; veterinários; engenheiros civil, agrônomo, eletricista, mecânico e sanitarista.

Já na seleção de nível médio, na função de promotor de saúde - agente de execução, as vagas envolvem profissões como assistente de farmácia; inspetor de saneamento; técnico administrativo, de contabilidade, de enfermagem, de laboratório, de manutenção e de segurança do trabalho.

O edital pode ser consultado no endereço www.ibfc.org.br, mesmo local em que pode ser feita a inscrição. O valor é de R$ 120,00 para a função de promotor de saúde profissional e de R$ 70,00 para a função de promotor de saúde - agente de execução.

O pagamento pode ser efetuado até o dia 2 de setembro nas agências bancárias credenciadas, com o boleto gerado no processo da inscrição.Quem comprovar inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal ou pertencer a família de baixa renda, está isento do pagamento da inscrição.

Prova

No ato de inscrição, o candidato pode optar por realizar a prova de conhecimento em Curitiba, Londrina, Maringá ou Cascavel. O horário e o ensalamento serão divulgados no dia 16 de setembro. A prova será executada pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), com duração de quatro horas.

O resultado será publicado no suplemento de concursos do Diário Oficial do Estado e no endereço eletrônico da organizadora do concurso. Os classificados vão ser convocados, então, para a avaliação médica, que também tem caráter eliminatório.

 O prazo de validade do concurso é de dois anos, que passa a contar a partir da publicação da homologação do resultado. O prazo é prorrogável por uma única vez, por igual período, a critério da administração pública estadual.

Colaboração: Assessoria de Imprensa do Governo Estadual