23°
Máx
12°
Min

Governo oferece curso para associações de catadores de Londrina e região

(foto: Pixabay) - Governo oferece curso para associações de catadores da região
(foto: Pixabay)

Associações de catadores de materiais recicláveis de Londrina e região podem participar de um curso de capacitação oferecido pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, entre agosto e dezembro. O curso será por meio videoconferência, numa parceira entre Escritório Regional da Secretaria de Londrina, organizador do curso, o Detran-PR, a 17ª Regional de Saúde e outras instituições.

O curso vai capacitar gestores e trabalhadores de associações e cooperativas de coleta de materiais recicláveis para melhoria das condições de trabalho e gestão interna. Serão cinco módulos: Trânsito, Saúde, Gestão, Cooperativismo e Administração Municipal. “Foi uma necessidade apontada pelo Ministério Público do Trabalho para atender um município, mas resolvemos ampliar para atender mais pessoas e a parceria com o Detran-PR ajudará muito, já que o Departamento disponibiliza a estrutura de videoconfência”, disse Roberta Silveira Queiroz, chefe regional da Sema em Londrina.

 O primeiro módulo da capacitação será certificado e acontece em 15 de agosto em cinco cidades-polo - Centenário do Sul, Cornélio Procópio, Ivaiporã, Jacarezinho e Londrina - abrangendo ainda municípios do entorno num raio de 50 quilômetros.

O módulo de Saúde será de responsabilidade da 17ª Regional de Saúde, Londrina, através do Centro de Referência e Saúde do Trabalhador (Cereste) Macro Norte I. “Com a parceria da Secretaria da área, o módulo Saúde será transmitido simultaneamente para todo o Paraná. Como será gravado, poderá ser disponibilizado posteriormente em outros municípios”, disse Roberta Silveira Queiroz, chefe regional da Secretaria do Meio Ambiente em Londrina.

Para a área de Gestão, foram feitas parcerias com a Cooper Região, uma Cooperativa premiada nacionalmente, e com a CMTU Londrina. “Aguardamos mais algumas confirmações de parcerias, especialmente o Ministério Público e do Programa “Dê a Mão para o Futuro”, do próprio MP”.

O primeiro módulo da capacitação (Trânsito) será transmitido em cinco salas, simultaneamente. As inscrições podem ser feitas no endereço eletrônico migre.me/uu7jv ou pelo telefone (43) 3345-0621. O curso acontecerá nos seguintes endereços:


  • Pólo Centenário do Sul (77ª Ciretran - Rua Reverendo Eduardo C. Pereira, nº 520)
  • Polo Cornélio Procópio (11ª Ciretran - Av. Dom Pedro I, nº 365)
  • Polo Ivaiporã (38ª Ciretran - Rua Augusto Urbauski, s/nº)
  • Polo Jacarezinho (10ª Ciretran - Alameda Padre Magno, nº 842)
  • Polo Londrina (12º Ciretran - Rua Suindará, nº 334)

(com informações do IAP)