23°
Máx
12°
Min

Governo prepara obras e melhorias na Ilha do Mel

(Foto: Divulgação) - Governo prepara obras e melhorias na Ilha do Mel
(Foto: Divulgação)

O secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Antonio Carlos Bonetti, visitou terça-feira (26) a Ilha do Mel, Litoral, para tratar de melhorias a serem feitas antes do início do verão. Com técnicos do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Águas do Paraná, da Copel e também com representantes da Prefeitura de Paranaguá, Bonetti avaliou uma pauta de 11 itens de obras e serviços para ser executados em parceria entre as instituições estaduais e município.

Uma das principais obras é a reforma do trapiche na comunidade de Brasília. O IAP investirá cerca de R$ 350 mil para deixar o trapiche praticamente novo. Outra estrutura que será reformada é a passarela a Gruta de Encantadas, um dos principais atrativos turísticos dentro do Parque Estadual Ilha do Mel. “São obras que demandam tempo e projetos, por isso o esforço para começar logo e deixar tudo encaminhado antes do verão”, disse Bonetti.

Com orientação e supervisão da Sema e do IAP, o município fará a limpeza dos rios e drenagem nos acessos da Ilha e melhoria nas lixeiras. O IAP terminará de instalar as placas de sinalização nos principais pontos turísticos da Ilha do Mel. São cerca de 75 placas com informações em português e inglês. 

A Copel também fará investimentos para melhorar o padrão de energia elétrica, com instalação dos medidores na parte da frente dos terrenos e ainda a substituição de postes antigos de madeira. O trabalho vai melhorar o serviço de energia como também a paisagem natural da ilha. “Tudo deve ser feito até no máximo dezembro”, disse João da Silva Santo, Superintendente de Serviços Operacionais da Copel Distribuição.

Saneamento

Outro assunto discutido pela equipe junto com alguns moradores foi o saneamento da Ilha do Mel. “Todas essas melhorias são importantes, mas o saneamento é a grande prioridade da Ilha do Mel, um assunto que terá nosso acompanhamento com as cobranças pertinentes”, destacou o secretário. A reunião aconteceu na sede do IAP, na Ilha.

O secretário da Agricultura, Pesca e Abastecimento de Paranaguá, Sílvio Mauricio Bezerra Geraldo, informou que a empresa concessionária dos serviços de saneamento do município tem como cláusula contratual investimentos em coleta e tratamento sanitário na Ilha do Mel e que está com estudos sendo elaborados para a execução dos serviços. “A empresa apresentou ao IAP três alternativas tecnológicas e agora está providenciando estudos sobre corrente marítima”, disse.