28°
Máx
17°
Min

Granizo causa prejuízos em 500 residências no bairro Ferraria

- Granizo causa prejuízos em 500 residências no bairro Ferraria

As chuvas fortes e a queda de granizo, registradas na noite desta quarta-feira (30), causaram problemas em 500 residências no bairro Ferraria, em Campo Largo. Cerca de 1,5 mil pessoas foram atingidas direta e indiretamente. Os dados são de um levantamento preliminar da Defesa Civil do município, que continua atendendo os moradores na manhã desta quinta-feira (31). Não há pessoas desabrigadas ou desalojadas em Campo Largo.

Segundo Alexandre Castro da Cruz, subcoordenador da Defesa Civil de Campo Largo, foram distribuídos sete mil metros quadrados de lona plástica às pessoas que tiveram as casas danificadas. “Neste momento, estamos precisando sim de doações, mas de telhas, colchões, cobertores e lonas plásticas. Não são necessárias doações de comida e de roupas”, sinaliza. 

O atendimento aos moradores está todo concentrado no Colégio Estadual Professora Edithe (Rua Mato Grosso, 9.255), no bairro Ferraria. “Pedimos que as pessoas realmente atingidas venham até o colégio para que façam um cadastro. Isto é primordial para que o município tente o decreto da situação de emergência, para apoio dos governos estadual e federal”, afirma Cruz. 

As doações também podem ser entregues no Centro da Juventude do Bom Jesus (Avenida Ademar de Barros,s/n, bairro Bom Jesus).  

Ele enfatiza que não há qualquer informação neste momento sobre liberação do uso do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para auxiliar os moradores nos reparos das casas. “Algumas pessoas estão aparecendo por aqui perguntando sobre o FGTS, mas não existe qualquer parâmetro para isto neste momento. Este recurso pode ser liberado apenas se o decreto de situação de emergência se concretizar e depende de uma iniciativa do governo federal, o que pode demorar meses”, conta Cruz.