22°
Máx
17°
Min

Greve dos bancários: adesão na região de Londrina chega a 89%

(foto: Vida Bancária) - Greve dos bancários: adesão na região de Londrina chega a 89%
(foto: Vida Bancária)

A adesão de bancários à greve da categoria na região de Londrina chegou a 89,20% nesta quarta-feira (14), segundo o sindicato, com 1.896 trabalhadores paralisados em 112 agências em Londrina, Bela Vista do Paraíso, Cambé, Ibiporã, Rolândia, Assaí, Sertanópolis, Alvorada do Sul, Jataizinho, Primeiro de Maio, Uraí e Tamarana.

Para Regiane Portieri, presidente do Sindicato de Londrina, o número está próximo do pico da greve da Campanha Unificada de 2015, quando no 21º dia da mobilização 2.050 bancárias e bancários estavam de braços cruzados em 118 agências.

“A indignação é a mesma e a determinação também. Graças a estes dois sentimentos, conseguimos dar a volta por cima e conquistar aumento real e outros avanços para a categoria nas negociações gerais com a Fenaban e as específicas com o BB e a Caixa”, recorda Regiane.

Ela lembra que no ano passado os bancos também iniciaram os debates negando a reposição da inflação e se recusaram a negociar outras reivindicações da categoria, mas após três semanas de greve sentiram o peso da pressão e acabaram concedendo reajuste de 10% nos salários, auxílios e na PLR, e de 14% nos pisos.

“É por isso que precisamos fortalecer o movimento para atingir nossos objetivos mais uma vez e dizer não ao retrocesso”, ressalta.