22°
Máx
14°
Min

Greve dos bancários começa nesta quinta-feira em Maringá e região

Categoria pede 5% de aumento real (Foto: Sindicato dos Bancários) - Greve dos bancários começa nesta quinta-feira
Categoria pede 5% de aumento real (Foto: Sindicato dos Bancários)

Os bancários de Maringá e região começam uma greve nesta quinta-feira (8) e prometem grande adesão dos trabalhadores já no primeiro dia. A categoria aprovou a paralisação em assembleia realizada na última sexta-feira (2), mobilização que segue por tempo indeterminado até que haja um acordo com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).

Em boa parte das cidades do Brasil, a greve começou já na terça-feira (6), antes do feriado, o que motivou a chamada de uma nova rodada de negociação pela Fenaban, marcada para esta sexta-feira (9). Os bancos ofereceram 6,5% de reajuste salarial enquanto os trabalhadores pedem 9,8% de reposição da inflação, mais 5% de aumento real. 

O presidente interino do Sindicato dos Bancários de Maringá e Região, Vilmar Alves Feitosa, destacou que “os mesmos bancos que cobram absurdos 470% ao ano nos juros dos cartões de crédito e quase 300% no cheque especial, não têm a coragem de pagar 5% de ganho real aos funcionários”.

No primeiro bimestre deste ano, os cinco maiores bancos do Brasil lucraram mais de R$ 30 bilhões. E lembramos que esse lucro alcançado pelos bancos é fruto do trabalho e da dedicação de cada bancário”, defendeu Feitosa.

Com informações de Sindicato dos Bancários de Maringá e Região