21°
Máx
17°
Min

Greve dos bancários completa duas semanas com 791 agências fechadas no Paraná

Mobilização continua em todo o Paraná (Foto: SEEB Curitiba) - Greve dos bancários completa duas semanas com 791 agências fechadas
Mobilização continua em todo o Paraná (Foto: SEEB Curitiba)

A paralisação dos bancários chega à marca de duas semanas nesta terça-feira (20). A greve foi deflagrada porque a categoria e os bancos não chegaram a um acordo quanto ao reajuste salarial dos trabalhadores. A mobilização é nacional.

O número de agências fechadas foi crescendo ao longo do movimento. Conforme dados divulgados pelo Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região, 791 agências e 10 centros administrativos estão paralisados e mais de 19 mil trabalhadores aderiram à greve em todo o estado. As informações são da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Paraná (Fetec).

Não há qualquer perspectiva para o desfecho da greve. Os bancos não apresentaram uma nova proposta após a última rodada de negociações. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) oferece 7% de reajuste salarial e ano salarial de R$ 3,3 mil. Os bancários já rejeitaram esta proposta. A categoria reivindica reposição de 9,62% por conta da inflação e mais 5% de aumento real.