21°
Máx
17°
Min

Grupo de WhatsApp com policiais e moradores diminui criminalidade em bairro de Londrina

Cansados dos frequentes casos de violência no bairro, moradores do jardim Portal dos Pioneiros, na zona leste de Londrina, criaram um grupo no WhatsApp para trocar informações como forma de prevenir a ocorrência de furtos e roubos no local.

A iniciativa chamou a atenção do comando da Polícia Militar, que passou a interagir com os moradores e participar dos grupos. Uma equipe fixa de policiais também facilita o convívio e aproximação entre as partes.

"A missão primeira da PM é a prevenção. Uma equipe trabalha todos os dias na região, conhecendo as ruas, os moradores, com isso identifica as demandas do bairro e trabalha de acordo com isso”, afirma o capitão Marcos Tordoro, do 5º Batalhão. “Eles (policiais) devem atender aquilo que as pessoas colocam como prioridade na área de segurança. Conseguimos diminuir bastante o índice de criminalidade. As pessoas entenderam a proposta, têm liberdade pra trazer problema, criticar nosso trabalho, fazer sugestões para um trabalho de melhor qualidade da PM”, analisa o capitão, lembrando que, apesar da experiência bem sucedida, o modo formal de contato com a Polícia Militar em casos de emergência continua sendo o 190.

(colaborou Odair José/Rede Massa)