23°
Máx
12°
Min

Grupo protesta contra a dengue em Paranaguá; município lidera casos confirmados no estado

Grupo protesta contra a dengue em Paranaguá; município lidera casos confirmados no estado

Um grupo de 200 pessoas protesta na noite desta quarta-feira (23) em Paranaguá, no litoral do estado. Os manifestantes estão no local lembrando as mortes causadas pela dengue no município e pedindo mais ações para o combate ao mosquito Aedes aegypti. As pessoas que estão no protesto usam roupas pretas e carregam velas e várias cruzes feitas de isopor.

O grupo ainda carrega faixas pretas e vários cartazes pedindo mais saúde e um combate mais efetivo contra a dengue na cidade. O objetivo dos manifestantes é caminhar da praça Portugal, onde acontece a concentração do protesto, até a sede da prefeitura de Paranaguá, no centro histórico do município.

Paranaguá lidera casos de dengue no estado

A cidade de Paranaguá tem quase um quarto de casos confirmados em todo o Paraná. São 3.322 registros confirmados de dengue no município. Em todo o estado, contabilizando os casos de Paranaguá, são 15.946 registros.  O município também possui mais da metade dos números de mortes relacionadas à dengue. São 16 em um total de 27 óbitos.

Quanto ao Zika Vírus, oito casos foram confirmados no município, colocando Paranaguá na 5ª posição das cidades que tiveram casos confirmados de Zika. Na frente estão Nova Prata do Iguaçu, com nove registros; Londrina, com dez casos confirmados; Maringá, com 12; Colorado, com 16 e Curitiba, que lidera a lista, com 38 casos confirmados. Todos os casos de Paranaguá, no entanto, são autóctones, ou seja, a pessoa contraiu o vírus na própria cidade.

Já em relação à febre Chikungunya, dois casos foram confirmados no município. No entanto, as vítimas não contraíram a doença em Paranaguá, apenas foram tratadas na cidade.

Com informações do repórter Ricardo Vilches, da Rede Massa.