22°
Máx
16°
Min

Guarda Municipal de Umuarama deve trabalhar armada a partir da próxima semana

Guarda Municipal deve trabalhar armada a partir da próxima semana

Após dois anos de treinamento, a Guarda Municipal de Umuarama vai trabalhar armada. A previsão é de que os guardas estejam munidos com pistolas e revólveres até a próxima sexta-feira (15). A informação foi divulgada pelo secretário municipal de Defesa Social, Paulo Fernandes. Segundo ele, o processo de armamento está em fase final, sendo aguardada apenas a confecção das carteiras funcionais que identificam cada profissional e a numeração de porte e do tipo de armamento utilizado.

Desde o dia 11 de junho de 2014, os guardas se capacitam para a utilização do armamento de fogo, por meio de cursos que abordaram a aprendizagem de técnicas de combate, o manuseio e modos de abordagem e tiro. Após o treinamento, a Polícia Federal e o Exército Brasileiro autorizaram o porte de armas, sendo o único empecilho, a entrega das carteiras.

O secretário de Defesa Social defende que os profissionais estão preparados. “Além do curso de tiro e manuseio do armamento, os guardas também participaram de uma série de palestras, principalmente sobre segurança na área jurídica, com o delegado Fernando Ernandes Martins, sobre noções de legislação, audiência de custódia e detalhes sobre o uso da força na ação policial”, argumentou.

O promotor de Justiça Carlos Moreno também ministrou palestra aos GMs após os cursos de instrução de tiro. Nessa quinta-feira (7), o tenente Namur Zandoná encerrou o programa de aprendizado, com a última palestra, simulando situações com graus de estresse variado, que vão desde abordagem a moradores de rua e usuários de drogas, até o combate ao tráfico de drogas e porte ilegal de armas em situações de risco.

Colaboração Alex Miranda da Rede Massa