28°
Máx
17°
Min

Guarda Municipal faz treinamento para uso de arma de choque

GM faz treinamento para uso de arma de choque

Na manhã desta quinta-feira (04) foi realizado um treinamento para os guardas municipais na sede da GM. O objetivo foi capacitar os guardas para o uso das pistolas Spark que irão substituir armas de choque Taser .

Os guardas receberam aulas práticas e teóricas, orientações sobre o equipamento e protocolo de utilização para aprender a manusear as novas pistolas quando necessário.

A Spark é um dispositivo elétrico incapacitante que emite pulsos elétricos que atuam sobre o sistema neuromuscular, causando desorientação, fortes contrações musculares e queda do indivíduo, permitindo a incapacitação temporária do agressor. São usadas para imobilizar pessoas agressivas, suicidas, com surto psicótico.

Por ser fabricada no Brasil tem seu custo mais atraente, oferecendo as mesmas características da pistola Taser que por ser importada, se torna mais cara.

A Guarda Municipal de Foz do Iguaçu está realizando o treinamento para preparar os guardas ao uso das novas pistolas assim que todas forem sendo trocadas. O último curso como este aconteceu em 2014.

Na GM, todas as viaturas são equipadas com essas armas de imobilização. São 30 Taser e 50 Spark, que fazem parte dos equipamentos e armamentos de prevenção ao crime e do serviço de segurança que a Guarda Municipal presta à comunidade.

Na parte prática do curso, todos aprenderam como fazer o disparo, trocar o cartucho e quais partes do corpo devem ser alvejadas. Não se pode atingir o rosto, pescoço e triângulo pélvico. A indicação principal são as costas, abaixo do pescoço. 

A arma que emite uma descarga elétrica de 50 mil watts, deixa a pessoa imobilizada durante cinco segundos.

Colaboração: AMN