22°
Máx
16°
Min

Guardas municipais aprovados em concurso serão convocados

Prefeitura de Ponta Grossa inicia processo de contratação de 101 guardas municipais, que farão curso de aperfeiçoamento (Foto: Divulgação) - Guardas municipais aprovados em concurso serão convocados
Prefeitura de Ponta Grossa inicia processo de contratação de 101 guardas municipais, que farão curso de aperfeiçoamento (Foto: Divulgação)

O efetivo da Guarda Municipal de Ponta Grossa será reforçado nos próximos meses com a contratação de 101 novos agentes de segurança pública. O prefeito Marcelo Rangel e o secretário de Cidadania e Segurança Pública, Ary Lovato, assinaram o projeto de lei para o pagamento de bolsa de estudo para 101 guardas aprovados em concurso público.

O projeto segue agora, em regime de urgência, para a Câmara Municipal. Todos passarão pelo curso de Formação de Guardas Municipais, sexta e última fase do concurso. Os aprovados serão efetivados no cargo. 

Com a contratação dos 101 novos agentes, a Guarda Municipal de Ponta Grossa terá um efetivo de 270 guardas.

O curso terá 620 horas/aula e abordará noções de direito, legislação municipal, práticas de abordagens a pessoas e veículos, patrulhamentos, mediação de conflitos, armamento e tiro, e será ministrado pelos guardas municipais da corporação habilitados para a função. O curso será ministrado no Centro de Treinamento da Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública, único no Paraná autorizado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública a capacitar guardas municipais e também reconhecido e aceito pela Polícia Federal para a liberação de armas para guardas municipais.

Além da capacitação técnica, no curso os candidatos passarão também por treinamento psicólogo especifico para atuar na Guarda Municipal. “Temos que ter bons profissionais, além de capacitados tecnicamente, preparados psicologicamente para lidar com tomadas de decisões conscientes em situações de conflito. Todos os guardas da nossa corporação são constantemente acompanhados e avaliados sobre a responsabilidade no porte de arma de fogo”, diz a psicóloga da Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública, Silmara Calixto.

Ao ser criada, um dos objetivos da Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública era aumentar o efetivo da Guarda Municipal. 

“Ao criarmos esta Secretaria saímos do zero, sem orçamento previsto, e hoje temos a Guarda Municipal mais preparada, mais aparelhada e mais respeitada no Paraná”, disse o prefeito Marcelo Rangel.

Segundo o secretário Ary Lovato, Ponta Grossa é uma cidade que está em constante crescimento e por isso precisa de uma Guarda Municipal atuante em todos os segmentos da segurança pública. “Só conseguimos isso com um número adequado de guardas municipais. Isso, nós conseguimos. Agora o nosso principal desafio é prepará-los com a excelência necessária para a boa atuação”, diz o secretário.

Colaboração Assessoria de Imprensa.