23°
Máx
12°
Min

H1N1 deixa Foz do Iguaçu em alerta

Foto: Divulgação - H1N1 deixa Foz do Iguaçu em alerta
Foto: Divulgação

O número de casos de H1N1 registrados em Foz do Iguaçu desde janeiro deste ano até agora ainda preocupa as equipes de saúde. É que nos sete primeiros meses de 2016 foram confirmados 94 casos da doença, com 24 mortes.

Se comparado com 2015 esse número é muito maior, pois em todo ano passado foram confirmados 13 casos e nenhuma morte por decorrência do vírus.

Os dados são da Vigilância Epidemiológica do Município que faz um alerta para que as pessoas procurem seguir as orientações básicas de cuidados como medidas de prevenção.

Os tipos de vírus circulante da Influenza são três diferentes, classificados como A, B e C.

Os cuidados de prevenção valem para qualquer um dos vírus e é importante que cada pessoa siga as orientações, tanto no ambiente de trabalho como nas residências e ambientes familiar.

As medidas de higiene úteis para a prevenção da gripe são simples: cobrir a boca quando tossir ou espirrar (para evitar a disseminação maior de partículas que carregam os vírus) e manter as mãos limpas (lavá-las com água e sabão) para evitar eventual transmissão por contato.

Também é recomendado evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca, não partilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal e reduzir contatos em ambientes com aglomeração.

Manter ambientes ventilados e beber muito líquido. Outra recomendação é que a qualquer sinal de febre, seguida de tosse, dores pelo corpo, procurar atendimento médico.

Colaboração: AMN